Três detidos por pesca ilegal em área protegida do Parque Nacional do Iguaçu
Além das medidas penais, os infratores também foram multados pelo ICMBio pela prática de pesca ilegal...
Na noite deste sábado (10/02), uma operação conjunta entre policiais federais e servidores do ICMBio resultou na prisão de três indivíduos por pesca ilegal nas águas do rio Iguaçu, área protegida pelo Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Capanema, região sudoeste do estado do Paraná.
A ação de fiscalização teve início durante um patrulhamento próximo à região da usina do Baixo Iguaçu, por volta das 23h30, quando os agentes identificaram indícios de presença de pescadores na área. Ao se aproximarem, os policiais abordaram os três indivíduos, que foram encontrados na posse de 20kg de peixes, retirados ilegalmente do ambiente fluvial, além de diversos equipamentos de pesca, incluindo varas, molinetes e rede de pesca.
Os pescadores foram detidos em flagrante e os peixes que ainda estavam vivos foram devolvidos ao rio Iguaçu, totalizando aproximadamente 10kg. Já as espécies encontradas sem vida foram apreendidas pelas autoridades.
Além das medidas penais, os infratores também foram multados pelo ICMBio pela prática de pesca ilegal, uma vez que a proibição se estende até o dia 29 de fevereiro, em virtude do período da piracema/defeso dos peixes, visando a preservação das espécies aquáticas na região.