O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) impôs multas ao prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, e ao controlador interno do município, Nilso Tedy da Silva Suzana, no valor de R$ 5.373,60 cada. As sanções, referentes a quatro vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR), foram determinadas com base no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR.
O motivo das penalizações foi o cometimento de ato de improbidade administrativa pelo gestor. Segundo uma Representação formulada pelo Ministério Público de Contas (MPC-PR) em fevereiro de 2021, o prefeito foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sarandi, Rio Grande do Sul, após realizar uma ultrapassagem proibida utilizando um veículo oficial da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida.
Como agravante, foram encontrados no porta-malas do veículo seis galos em condições de maus-tratos, utilizados para rinhas. O relator do processo, conselheiro Maurício Requião, afirmou que o prefeito utilizou recursos e estrutura do município para interesses privados, executando tarefas alheias às atividades administrativas e de gestão inerentes ao cargo.
Além disso, o relatório da PRF indicou que recursos públicos do município foram utilizados para quitar dezenas de multas vinculadas ao veículo em questão, configurando enriquecimento ilícito por parte dos responsáveis.
A decisão do TCE-PR reforça a importância da ética e da responsabilidade no exercício de cargos públicos, destacando a necessidade de primar pelo interesse público e pela boa gestão dos recursos municipais.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS