HUOP: Ceapac recebe doações de brinquedos e equipamentos para terapia multidisciplinar
O Ceapac é responsável pelo atendimento de mais de 2,5 milhões de habitantes e completou 11 anos de história em 25 de fevereiro.
O Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) recebeu, na manhã desta terça-feira (5), a doação de novos brinquedos e equipamentos terapêuticos do Rotary Club de Cascavel e apoiada pela Fundação Rotária.
A coordenadora do Ceapac, Mariângela, ressaltou a importância do projeto: "Sala de terapias multiprofissionais: Brincadeira é coisa séria!” para os pacientes que recebem tratamento na instituição. “Esse projeto desempenha um papel crucial no tratamento dos pacientes, especialmente para os pequenos, que estão em recuperação e reaprendendo a mastigar corretamente os alimentos. Aqui temos mais de 60 profissionais que trabalham em prol de cada paciente, e receber doações como essa de hoje nos ajuda a mudar muitas vidas”, destacou a coordenadora.
Daniela Lopes de Oliveira, fonoaudióloga do Ceapac, explicou que os materiais terapêuticos são peças fundamentais para a evolução e recuperação de cada paciente. “Com este projeto em mãos, buscamos o Rotary e mostramos o que precisávamos para melhorar o acompanhamento em cada atendimento realizado, e o Rotary acolheu a ideia e trouxe todos esses materiais para a sala de terapia multidisciplinar. Com isso, podemos evoluir cada vez mais durante os atendimentos prestados”, explicou Daniela.
Sonia Taube Linero, presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária: 23/25 D4640, ressaltou: “Hoje é um dia feliz para os rotarianos ao ver este projeto, mesmo que pequeno, mas muito importante, com valor imensurável para ajudar aqueles que precisam e buscam o atendimento do Ceapac. Estamos no Rotary para servir e ajudar nossas comunidades; fazer parte deste momento é algo único para nós”, finalizou Sonia.
O diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira e o presidente do Rotary Club de Cascavel, Marcelo Palma e demais membros também estiveram presentes na entrega dos materiais para o Ceapac.
11 ANOS DE HISTÓRIA - O Ceapac é responsável pelo atendimento de mais de 2,5 milhões de habitantes e completou 11 anos de história em 25 de fevereiro.
Ao longo de 2023, foram realizados cerca de 24.615 atendimentos ambulatoriais para a população de Cascavel e região oeste do estado, além de aproximadamente 210 cirurgias em pacientes com anomalias craniofaciais.
Com um total de 56.657 atendimentos ambulatoriais nos últimos três anos, esses números se dividem em: 17.460 atendimentos em 2021, cerca de 14.582 atendimentos em 2022 e mais de 24 mil em 2023. A coordenadora do Ceapac, Mariângela Monteiro de Melo Baltazar, vê esse total de atendimentos como a concretização de todo o trabalho realizado na instituição. Mariângela ressaltou que os mais de 60 profissionais que atuam em oito áreas necessárias para a reabilitação - odontologia, medicina, enfermagem, fonoaudiologia, genética, nutrição, psicologia e serviço social - são fundamentais para que o Ceapac alcance esses números satisfatórios na oferta de serviços de saúde de alta complexidade.
O Ceapac já atendeu pacientes de outros países, como Paraguai, Argentina, Venezuela e Haiti, além de todos os pacientes provenientes da macrorregião oeste do Paraná. "Nesses 11 anos de história, o Ceapac realizou aproximadamente 97 mil atendimentos e/ou procedimentos ambulatoriais em 1.902 pacientes. Ao longo desses anos, foram realizadas cerca de 580 cirurgias de todas as especialidades", comemorou Mariângela.