Projeto Ser Cidade: Uma jornada de descobertas e conexões urbanas
Projeto realizado durante 2023 reúne trabalhos feitos pelos alunos e produz livro...
Encerrando suas atividades em dezembro de 2023, o Projeto Ser Cidade, uma iniciativa selecionada no Edital de chamamento público do CAU/PR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, em colaboração com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar, deixou uma marca indelével na comunidade de Toledo. Desenvolvido em parceria com adolescentes do Centro Assistencial da Diocese de Toledo - Casa de Maria, localizada no Jardim Europa, na cidade de Toledo, o projeto não apenas envolveu os estudantes, mas os inspirou a olhar sua comunidade com novos olhos e a imaginar um futuro mais inclusivo e sustentável.
Sob a coordenação das arquitetas toledanas Sabine Campos e Vivian Bolson, o Ser Cidade teve como objetivo principal imprimir nas crianças um olhar crítico para o meio urbano e aprimorar sua autonomia, capacitando esses futuros adultos a construírem novas formas de habitar as cidades. As atividades foram cuidadosamente planejadas para instigar reflexões sobre a qualidade da moradia, o cuidado com o bairro e a importância da participação ativa na evolução do município.
Ao longo do projeto, os participantes mergulharam em uma jornada de autoconhecimento e conexão com seu entorno, passando por exercícios que variavam de uma visão "micro" dos arredores da Casa de Maria e do Colégio Estadual Jardim Europa a uma visão "macro" do bairro e da cidade. Essas experiências levaram a reflexões profundas sobre identidade, pertencimento e os desafios enfrentados no ambiente urbano.
Lucimara Rodrigues Alves, educadora dos adolescentes, testemunhou o progresso dos educandos ao longo do projeto, destacando o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo, consciência dos problemas urbanos e visão crítica. Segundo ela, o projeto não apenas beneficiou os participantes, mas também enriqueceu sua própria prática como educadora social.
Além de abordar questões teóricas, o Ser Cidade também teve uma abordagem prática, incluindo a construção de uma maquete dos bairros Jardim Europa e Santa Clara IV. Essa atividade proporcionou uma oportunidade única para os participantes se aproximarem criativamente de seu bairro e despertou uma maior conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do papel de cada indivíduo na construção de um futuro sustentável.
Maria Inês Mânica, diretora da Casa de Maria, ressaltou a importância do conhecimento adquirido pelo projeto, destacando a participação das crianças na identificação de aspectos positivos e negativos do ambiente urbano e suas sugestões para melhorias, demonstrando que "crianças entendem de urbanismo".
Como um testemunho do poder da educação em urbanismo, o projeto culminou na criação de um livro que registra toda a trajetória do Ser Cidade, incluindo textos explicativos sobre cada atividade realizada. Este livro será entregue aos participantes como uma forma de celebrar suas conquistas e garantir que as futuras gerações tenham acesso a novas formas de pensar sobre o ambiente urbano.
À medida que nos despedimos do Projeto Ser Cidade, celebramos não apenas as conquistas alcançadas, mas também as sementes plantadas para um futuro mais consciente e participativo. Este projeto é um lembrete do potencial transformador da educação em urbanismo e uma inspiração para continuarmos buscando maneiras de envolver nossas comunidades na construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. Juntos, estamos construindo o futuro.