Nova Ponte sobre o Rio Quati: Um Alívio para Moradores do Bairro XIV de Novembro
O projeto será executado em duas fases, com a primeira incluindo a construção da nova ponte e quatro faixas de rolamento na rua Souza Naves Sul...

Uma espera longa está prestes a terminar para os moradores da região sul de Cascavel, especialmente aqueles do bairro XIV de Novembro, com a concretização da construção da nova ponte sobre o Rio Quati. Essa iniciativa representa um marco importante desatando um nó antigo para a comunidade, conforme anunciado pelo Governo Municipal.
A ponte atual, inaugurada em 14 de novembro de 1967, tornou-se insuficiente para lidar com o aumento do volume das águas do rio, especialmente durante períodos de chuvas intensas. Com o crescimento urbano não previsto na época de sua construção, o problema se agravou, levando ao transbordamento e alagamento das vias.
Um levantamento hidrológico recente, conduzido pelo Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), revelou que a capacidade da ponte atual corresponde a apenas 12,50% da vazão projetada. Diante disso, o transbordamento do Rio Quati sobre a pista de rolamento tornou-se comum durante chuvas intensas. Além disso, a largura da ponte existente, de 4 metros por 2,90 metros de altura, revelou-se inadequada para as necessidades atuais.
O projeto apresentado durante a Escola de Governo do IPC propõe a construção de uma nova ponte, com dimensões mais adequadas: 16,70 metros de largura por 3,75 metros de altura. O projeto também prevê o aterramento da rua Souza Naves para elevar a altura da nova ponte, devido ao subleito rochoso do córrego.
Essa iniciativa envolve não apenas a construção da ponte, mas também o alargamento da rua Souza Naves Sul, desde a BR-277 até a Rua General Emilio Lucio Esteves, incluindo um binário com a Rua Elio Willy Fault. Os investimentos iniciais serão de R$ 6.507.000,00, com um prazo de execução de 180 dias.
A rua Souza Naves Sul é uma importante via de Cascavel, conectando a região sul à região central da cidade. Com intenso tráfego de veículos, principalmente devido à presença de indústrias locais, o trajeto muitas vezes torna-se lento e ineficiente, especialmente nos horários de pico.
O projeto será executado em duas fases, com a primeira incluindo a construção da nova ponte e quatro faixas de rolamento na rua Souza Naves Sul, além de ciclovia e calçadas. A segunda fase contemplará a construção de um novo viaduto sobre a BR 277, integrando as novas faixas de rolamento da rua Souza Naves Sul.
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