Toledo

35° Encontro dos Pioneiros valoriza protagonistas da História de Toledo

Realizado pela Secretaria da Cultura, o evento faz alusão ao Dia do Pioneiro, celeb...

28 mar 24 - 01h08 Redação SOT
35° Encontro dos Pioneiros valoriza protagonistas da História de Toledo

O protagonismo dos pioneiros no desenvolvimento de Toledo foi colocado em evidência no 35º Encontro dos Pioneiros. A confraternização, realizada nesta quarta-feira no Green Hall Eventos, contou com a presença de aproximadamente 600 pessoas que chegaram ao município até 1954.

Realizado pela Secretaria da Cultura, o evento faz alusão ao Dia do Pioneiro, celebrado em 27 de março, data em que, no ano de 1946, chegaram, após 38 dias de viagem em estradas de chão, os primeiros moradores do município. Na ocasião, um grupo de 14 trabalhadores vindos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, iniciaram as ações de colonização e povoamento lideradas pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná (Maripá) na Fazenda Britânia, conhecida, há 78 anos, como “A Terra da Promissão”, área hoje ocupada por Toledo e municípios vizinhos.

O ponto central da festa foi o almoço, mas, antes de a refeição ser servida, as autoridades que compuseram a frente de honra homenagearam os presentes em suas falas. Entre elas, o prefeito Beto Lunitti; o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; a secretária da Cultura, Rosselane Giordani; e Delvo Baldin, que falou em nome dos pioneiros.

Em sua fala aos pioneiros, o prefeito reforçou o seu compromisso de valorizar o passado ao mesmo tempo em que investe no futuro do município. “Queremos deixar para vocês e seus descendentes legados tão relevantes como aqueles que foram produzidos por vocês. A energia daqueles que chegaram há 78 anos nos acompanha e, sempre que possível, queremos fazer este resgate para homenagear estas pessoas que fizeram Toledo ser o que ela é hoje”, destaca Beto.

A amplitude das políticas públicas executadas pelo governo municipal também foi mencionada pelo vice-prefeito. “Nunca poderemos nos esquecer de agradecer aos pioneiros, que dedicaram sua vida por Toledo. Graças ao trabalho deles e daqueles que os sucederam somos referências em desenvolvimento para o Paraná e para o Brasil. Tenham certeza que o Beto e eu trabalhamos de forma incansável, sem apontar dedos para adversários, focados exclusivamente naquilo que promove bem-estar  para a nossa gente”, comenta Ademar.

O presidente da Câmara saudou os presentes e destacou a importância deles para a História de Toledo. “Nosso desenvolvimento passa pela coragem dos nossos pioneiros, pessoas que são diretamente responsáveis pela nossa pujança. Se temos aqui um dos melhores lugares para viver em nosso país, isso certamente passa por políticas públicas diversas, como as voltadas para a terceira idade, das quais muitas pessoas aqui se beneficiam”, pontua Dudu.

Em seu último evento à frente da Secretaria da Cultura, Rosselane emocionou-se várias vezes em seu discurso. “Encerrar minha trajetória à frente desta pasta no Encontro dos Pioneiros é bastante significativo. Minha família chegou aqui em 1946 e tenho muito orgulho disso, de ter minhas raízes em Toledo. Estar à frente deste evento é uma forma de honrar meus avós e todos que chegaram aqui na mesma época. Desde então, nosso município se desenvolveu muito e tem condições para crescer muito mais”, analisa.

A fala de Delvo ficou por último, pois coube a ele conduzir a bênção sobre a refeição que foi servida após os pronunciamentos. “Participei de 33 dos 35 encontros e, com o passar do tempo, muitos rostos deixei de ver nestes eventos. Neste momento, eu quero honrar a memória deles e pedir que Deus continue abençoando nossos pioneiros e nosso município”, salienta o pioneiro. 

Após o almoço, houve a apresentação do cantor Renato Lima. Acompanhado do sanfoneiro Igor, cantou vários sucessos da música sertaneja e gauchesca.

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.