Paraná

Governador Ratinho Junior discute parcerias ambientais com o velejador Vilfredo Schürmann

Ratinho Junior ressaltou ao velejador o potencial do Paraná para o turismo sustentá...

02 abr 24 - 08h00 Atualizado 02 abr 24 - 10h02 Redação SOT
Governador Ratinho Junior discute parcerias ambientais com o velejador Vilfredo Schürmann

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (1º) a visita do velejador e empresário catarinense Vilfredo Schürmann, patriarca da primeira família latino-americana a circunavegar o mundo a bordo de um veleiro – feito que os Schürmann já realizaram três vezes nos últimos 40 anos. No encontro, Ratinho Junior e Schürmann discutiram possíveis parcerias na área ambiental, entre elas o projeto “Voz dos Oceanos”, iniciativa da família que combate a poluição nos mares, em especial o lixo plástico, que causa uma série de prejuízos, principalmente à fauna.

Ratinho Junior ressaltou ao velejador o potencial do Paraná para o turismo sustentável. E não só no Litoral, onde a Família Schürman já tem ações de limpeza das praias, como na Ilha do Mel, mas também na região Noroeste, onde estão as praias de água doce do Rio Paraná. O governador também destacou o potencial da Grande Reserva da Mata Atlântica, que com um trabalho intenso de fiscalização viu a área desmatada cair 71,5% em 2023.

“O Paraná foi eleito três vezes seguidas o estado mais sustentável do Brasil. Por isso a ideia de se poder criar políticas públicas em cima dessa experiência que a família Schürmann teve ao redor do mundo, para podermos linkar turismo de natureza, cuidado ambiental, com desenvolvimento econômico de algumas regiões do Estado. Foi uma oportunidade muito boa ouvir o seu Vilfredo e, automaticamente, começar a pensar em alguns projetos”, afirmou o governador.

“Já temos grandes exemplos na área de sustentabilidade, que é exatamente o que a família leva para o mundo todo. A ideia é com essa possível parceria mostrar isso não só para os paranaenses”, completou.

Para o secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva, a imagem dos Schürmann, cuja família é embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, casa muito bem com a de sustentabilidade do Paraná. “Ter a parceria de uma figura internacional como os Schürmamm, que divulgam projetos no mundo todo, é um selo a mais para contarmos esses bons casos que temos no Paraná”, avaliou. “Com esse casamento podemos gerar ações para projetar a imagem do Paraná e ao mesmo tempo trazer melhorias para o dia a dia da nossa população.”

Vilfredo Schürmann, por sua vez, também destacou o potencial do Paraná de desenvolver o turismo sustentável, em especial o turismo náutico. Por isso, acredita o velejador, a parceria do Governo do Paraná com a Família Schürmann tem tudo para ir adiante.

“Estou muito animado. O governador Ratinho Junior se mostrou muito aberto. Viemos aqui explicar o que estamos fazendo pelo meio ambiente, com a nossa ONG e nossa experiência viajando o mundo nos últimos 40 anos”, comentou o patriarca. “Várias ideias surgiram nessa conversa. Falei para o governador que o Paraná é muito bonito, tem muito potencial e tem que divulgar isso para o Brasil e para o mundo”.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o secretário de Comunicação, Cleber Mata; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile;  e a diretora-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Louise da Costa Garnica.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.