Cascavel

Empresas em Cascavel se tornam amigas do autista para melhorar experiência de compras

A campanha de informação sobre o comércio e o autismo teve início no ano passado, c...

03 abr 24 - 22h38 Redação SOT

A partir de iniciativas simples, as lojas do comércio de Cascavel estão buscando tornar suas instalações mais acolhedoras para autistas e suas famílias. Com o lançamento do selo "Empresa Amiga do Autista", realizado em parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), a Associação de Mães de Autistas de Cascavel (Amac) e o Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Interesses dos Autistas de Cascavel (Caut), uma nova etapa na conscientização da comunidade sobre o autismo está sendo iniciada.

O lançamento oficial do selo ocorreu durante uma reunião de diretoria da Acic nesta quarta-feira. A vice-presidente da Acic para Assuntos de Educação, Silvana Borghelot Cordeiro, destaca a importância da construção de uma nova cultura na cidade para melhorar a recepção dos autistas e suas famílias pelo comércio. A adesão das empresas ao selo implica apenas em voluntariar-se para receber melhor as famílias e os autistas.

Todas as empresas interessadas podem solicitar o selo à Acic e fixá-lo em local visível. Além do selo, são distribuídos gratuitamente materiais para posts em mídias sociais e impressos para reforçar a mensagem de acolhimento. O presidente da Acic, Siro Canabarro, parabeniza todos os envolvidos na iniciativa.

A campanha de informação sobre o comércio e o autismo teve início no ano passado, com a participação da Acic, da Amac e do Caut. Um vídeo especializado foi produzido e distribuído às empresas, contendo orientações simples e de grande impacto. Além disso, o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (Nau) também oferece dicas sobre mudanças para tornar o ambiente físico mais receptivo aos autistas.

Edilsa Fermo, presidente do Caut, destaca medidas como a redução do volume do som interno da loja, a diminuição da intensidade da luz e a evitação de toques excessivos como formas de tornar o ambiente mais amigável aos autistas. Samantha Sitnik, presidente da Amac, celebra o lançamento do selo como o ápice de um sonho antigo e destaca o crescente envolvimento das pessoas com o assunto.

Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.