Paulo Porto denuncia ao MP propaganda da prefeitura sobre Covid-19
Com 60 mortes e mais de 3.400 casos confirmados de Covid-19, Porto observa que a propaganda veiculada pela prefeitura de Cascavel...
O vereador Paulo Porto (PT) encaminhou nesta segunda-feira (06) uma denúncia ao Ministério Público do Paraná sobre uma campanha publicitária feita pela Prefeitura nas redes sociais sobre o status da cidade no combate ao coronavírus. Porto diz que a campanha contém “informações duvidosas e até não científicas em relação à pandemia da COVID-9 em nossa cidade”.
Na campanha o Executivo afirma que o município é o que tem mais casos confirmados por que é o que mais testa no Brasil, diz também que é o município que mais tem pessoas “imunizadas”. No entanto, até o momento não existe nenhum estudo científico e nenhuma vacina que possa garantir que as pessoas estão imunes ao Covid-19, informa também que, nas unidades de saúde da cidade, a população tem acesso a medicamentos como ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina, não recomendados pela OMS por ineficiência.
Com 60 mortes e mais de 3.400 casos confirmados de Covid-19, Porto observa que a propaganda veiculada pela prefeitura de Cascavel incentiva a desinformação e passa a mensagem equivocada para a população de que está tudo bem. “Se a prefeitura opta em não reconhecer a gravidade do momento, que não promova falsas informações, que não manipule os números, que não confunda a população dando a entender que está tudo bem, quando obviamente não está”.
O vereador explica ainda que as ações que a Prefeitura tem tomado em relação a prevenção são insuficientes. “As medidas de isolamento social estão ínfimas, o comércio, por vontade do Executivo, se mantém aberto e estamos com alto índice de ocupação de leitos em nossos hospitais. Não há nada que se comemorar, não derrotamos a pandemia e a cada dia o número de casos é maior” fala o vereador, que no ofício enviado ao MP/PR justifica o pedido de fiscalização em nome das vítimas. “Em respeito às vítimas da COVID-19 e seus familiares, em respeito à necessidade de informação séria e de qualidade que represente a realidade que estamos vivendo, em respeito à população de Cascavel, e em cumprimento a função legislativa de fiscalizar, este mandato solicita que o Ministério Público investigue a regularidade de gastos públicos com propaganda que não reflete a realidade do sistema de saúde, carregada de desinformação e de falta de cientificidade” conclui.
Se apresentar algum dos sintomas faça o auto isolamento e entre em contato com central de informações sobre a COVID-19 pelo telefone (45) 3096-9090, o atendimento está disponível das 7h às 22h. Procure assistência médica se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. O isolamento social é a melhor e mais eficiente forma de prevenção ao contágio.