29 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Paraná lança Operação Mulher Segura para combate à violência e proteção das mulheres

A apresentação da Operação Mulher Segura, integrante da Operação Vida, foi realizada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira...

Paraná lança Operação Mulher Segura para combate à violência e proteção das mulheres

Na manhã desta segunda-feira, uma mobilização de grande porte marcou o lançamento da Operação Mulher Segura no Paraná. O evento ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, contando com uma transmissão ao vivo para todo o estado. Em Cascavel, autoridades dos setores de segurança pública, poder executivo e representantes de entidades acompanharam a cerimônia na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic).

A apresentação da Operação Mulher Segura, integrante da Operação Vida, foi realizada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira. O secretário destacou que a operação visa reduzir os índices de violência através do aumento de operações, adoção de novas tecnologias e análise de dados para implementação de táticas preventivas.

Entre os dados apresentados, Hudson informou que em 2023, 76% dos homicídios foram esclarecidos no estado, o dobro da média nacional, além de uma queda de 9,3% nos assassinatos e de 51% nos roubos.

A Operação Mulher Segura será uma iniciativa abrangente, envolvendo a comunidade em um esforço conjunto para prevenir crimes e proteger as mulheres. Estão previstas palestras sobre autodefesa, prevenção e enfrentamento ao crime, direitos da mulher, entre outros temas, a serem realizadas a partir de maio. Inicialmente, 20 municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e com mais ocorrências contra mulheres participarão do projeto.

O secretário também mencionou medidas como o fornecimento de tornozeleiras e celulares com aplicativos para as mulheres em situação de risco, revisitas obrigatórias das polícias às residências das vítimas, e levantamento de mandados de prisão por violência doméstica.

A procuradora Especial da Mulher, Cloara Pinheiro, destacou a importância histórica desse dia para a segurança das mulheres no estado. Atualmente, o Paraná conta com 152 procuradorias da mulher, que oferecem apoio e assistência às vítimas.

O evento contou ainda com a presença da secretária da Mulher, Leandre Dal Ponte, e da primeira-dama, Luciana Massa, que reforçaram a importância do engajamento de todos na defesa da vida e do investimento na proteção das crianças, destacado pelo vice-governador Darci Piana.

Autoridades policiais e representantes da sociedade em Cascavel ressaltaram a importância da Operação Mulher Segura e afirmaram o compromisso em executar e acompanhar rigorosamente as ações determinadas.

Por: SOT/Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade