14 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

OAB Cascavel apoia proposta de PEC para garantir direito de sustentação oral nos tribunais

Subseção encaminha ofício ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) para manifestar apoio à iniciativa

Foto:

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel), por meio de sua diretoria e conselho, manifestou seu apoio irrestrito ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) por apresentar uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Congresso Nacional. A iniciativa visa garantir à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros, especialmente nas cortes superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em um ofício encaminhado nesta quinta-feira (11) para o presidente do CFOAB, doutor Beto Simonetti, a OAB Cascavel ressalta a importância dessa medida diante das frequentes violações das prerrogativas profissionais dos advogados, incluindo a imposição de regimentos internos que muitas vezes se sobrepõem à legislação infraconstitucional. O apoio da Subseção de Cascavel demonstra a preocupação com a garantia do direito sagrado de a advocacia defender oralmente perante todos os tribunais do país.

O presidente da OAB Cascavel, doutor Alex Gallio, destaca a relevância fundamental da proposta de PEC ao reforçar os princípios do contraditório e da ampla defesa, fundamentais para o Estado Democrático de Direito. 

“A sustentação oral proporciona aos advogados a oportunidade de verbalizar seus argumentos diretamente aos magistrados, contribuindo para uma decisão mais justa e fundamentada”, comenta. 

Além disso, ele ressalta os desafios que a aprovação da PEC enfrentará no Congresso Nacional, incluindo resistências políticas e corporativas, bem como a complexidade do processo legislativo. Ele enfatiza a necessidade de uma articulação estratégica e eficiente, aliada a um amplo debate público, para garantir o apoio necessário à medida.

Para engajar a comunidade jurídica local nesse processo de mudança legislativa, a OAB Cascavel planeja uma série de ações, incluindo campanhas de conscientização, mobilização em redes sociais, realização de eventos e palestras educativas. A Subseção também pretende incentivar toda a advocacia a cobrar dos representantes no Congresso Nacional o apoio à proposta, além de oficiar os parlamentares demonstrando a importância do tema.

“Vamos incentivar a participação ativa dos profissionais nos debates sobre a importância da sustentação oral e na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, visando garantir o pleno exercício profissional e o acesso à justiça para todos os cidadãos”, reforça.

Por: SOT/Via: Assessoria OAB Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.