Cascavel

"Tributo à Cidadania" quer engajar a comunidade a destinar parte do IR para projetos sociais locais

Contribuintes podem destinar até 3% do imposto para o Fundo da Infância e outros 3%...

26 abr 24 - 23h01 Redação SOT
"Tributo à Cidadania" quer engajar a comunidade a destinar parte do IR para projetos sociais locais

O Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e região (Sincovel), em parceria com o Instituto Décio Mertz (IDM), e o apoio de diversas entidades, lança a campanha "Tributo à Cidadania", iniciativa que visa incentivar os contribuintes a destinarem parte de seu imposto de renda para causas sociais importantes.

Segundo o presidente do Sincovel, William Fischer, a campanha visa mobilizar os contribuintes para que, ao preencherem o modelo completo da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, possam destinar até 3% do imposto devido para o Fundo da Infância e até 3% para o Fundo do Idoso. 

Essa ação solidária permitirá que os recursos sejam utilizados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa de Cascavel (CMDPI) na implementação de projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.

"A campanha 'Tributo à Cidadania' representa uma oportunidade única para os cidadãos exercerem sua cidadania de forma direta, contribuindo para o bem-estar de grupos vulneráveis em nossa comunidade", destaca Fischer.

A iniciativa ocorrerá em duas fases, sendo a primeira direcionada às pessoas físicas, com prazo até 31 de maio, referente ao ano de 2023. Durante esse período, os contribuintes que optarem pelo modelo completo da declaração de imposto de renda poderão realizar a destinação dos recursos para os fundos mencionados.

Uma das novidades deste ano é a ampla mobilização realizada pelo Sincovel, que convidou os dois conselhos municipais e entidades cadastradas para compor uma comissão permanente da campanha. Isso visa fortalecer e divulgar ainda mais a iniciativa na comunidade, garantindo que os recursos permaneçam no município e sejam aplicados em atividades de projetos sociais.

A renúncia fiscal possibilitada por essa ação contribui significativamente para o financiamento dos dois fundos, cujo potencial de arrecadação em Cascavel é estimado em R$ 20 milhões. 

"A participação dos profissionais da contabilidade é fundamental para o sucesso dessa campanha. Precisamos fazer valer nossa força e agir com responsabilidade social", destaca Fischer. 

Para o advogado e presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Cascavel, Sandro Pereira, essa é a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. 

"Entendemos a importância de conscientizar sobre a destinação dos tributos para causas que impactam diretamente a cidadania. Na época da entrega da declaração do imposto de renda, não solicitamos que o contribuinte pague além do que já estava destinado, mas sim que redirecione uma parte para os fundos apoiados pela Campanha Tributo à Cidadania”, reforça. 

O presidente do CMDPI, Vanderlei Augusto da Silva, e a presidente do CMDCA, Guiomar Aparecida Padilha, também estão unidos na iniciativa que visa fortalecer os projetos sociais em Cascavel.

"Quero convidar aqueles que pagam o  imposto de renda para que possa falar com seu contador e direcionar parte desse imposto para os projetos sociais da nossa cidade. Contamos com a sua colaboração”, diz Silva. 

Guiomar reforça o apelo, destacando o impacto direto na vida das crianças e adolescentes do município: "Solicito a todos os cascavelenses que contribuem com o imposto de renda para destinarem parte do seu recurso para nossas entidades que atendem crianças e adolescentes em Cascavel”, comenta. 

Orientação - Os contribuintes interessados em participar da campanha são incentivados a buscar a orientação de um contador para garantir que possam contribuir de forma efetiva para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a infância e a terceira idade. Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com o Sincovel, no telefone (45) 98426-6769.

Via: Assessoria Sincovel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.