Paraná

Itaipu lança Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial em parceria com universidades

Serão contempladas com cerca de mil bolsas 17 instituições de ensino do Paraná e Ma...

06 mai 24 - 00h59 Atualizado 06 mai 24 - 01h16 Redação SOT

Na última sexta-feira, dia 03 de maio, o Anfiteatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi palco do lançamento oficial do Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial pela Itaipu Binacional. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Itaipu, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e 17 universidades estaduais, federais, municipais e Institutos Federais de Educação, tem como objetivo promover a pesquisa e a extensão universitária em prol do desenvolvimento sustentável na região de atuação da Binacional.

O investimento previsto para o programa é de R$ 24 milhões, integrando o Programa Itaipu Mais que Energia. Durante o evento, foram assinados os termos de cooperação entre as instituições participantes e lançado o edital de chamamento para 200 projetos de extensão universitária. Para esses projetos, serão disponibilizadas aproximadamente mil bolsas aos estudantes e professores das universidades e institutos envolvidos, com o objetivo de impactar positivamente cerca de 200 mil pessoas nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, o programa visa impulsionar a pesquisa e a extensão universitária, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, bem como para a promoção da sustentabilidade na região de atuação da Binacional. A parceria entre a academia e a empresa é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos, destacou Verri.

A reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, ressaltou a importância do evento como uma oportunidade de potencializar a produção de conhecimento, tecnologia e inovação, impactando positivamente a vida das pessoas na região. Já o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, parabenizou a Itaipu pela iniciativa e destacou a relevância do programa para o setor.

Além do lançamento do programa, o evento contou com uma palestra do pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Sergio Schneider, sobre "Sustentabilidade no contexto da Extensão Universitária". Schneider enfatizou a importância da cooperação entre empresas e universidades na busca por soluções para os problemas contemporâneos, destacando a necessidade de integração entre as diversas áreas do conhecimento.

As inscrições para os projetos podem ser feitas através do edital disponível no site do PTI (pti.org.br), permitindo que os docentes das universidades vinculadas apresentem suas propostas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O programa representa uma iniciativa pioneira que fortalece a ligação entre a educação e a sustentabilidade territorial, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental da região.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Vídeo Up / Itaipu Binacional


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.