Paraná

Agora é Lei no Paraná: Código Estadual da Pessoa Autista é sancionado pelo governador

O texto sancionado pelo chefe do Poder Executivo manteve os 113 artigos aprovados n...

06 mai 24 - 20h43 Redação SOT
Agora é Lei no Paraná: Código Estadual da Pessoa Autista é sancionado pelo governador

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou o primeiro Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista do país. O Código, construído e aprovado pelos deputados estaduais, foi sancionado pelo governador sem nenhum veto, garantindo os avanços feitos pela Assembleia Legislativa e tornando o Paraná referência em proteção aos direitos das pessoas autistas.

O deputado Batatinha (MDB) foi um dos parlamentares que contribuíram com a estruturação do Código. "Os autistas e suas famílias estão amparados pela lei e podem buscar seus direitos através deste projeto pioneiro no país. O Código Estadual do Autismo vai garantir a cidadania e é um marco na inclusão no Paraná", afirmou o deputado.

O texto sancionado manteve os 113 artigos aprovados no começo de abril pelos deputados estaduais, os quais tiveram origem em um processo de construção que envolveu três etapas: consolidação de todos os projetos e leis sobre o tema na ALEP; consulta à sociedade, entidades, familiares e autistas; e, por fim, o relatório final da Comissão Especial formada pelos deputados.

O primeiro Código do Autismo do Brasil possui dez títulos temáticos e diversos capítulos que tratam da política de educação, saúde, mercado de trabalho, segurança pública, combate à discriminação, financiamento de projetos e mais inclusão da comunidade autista nos espaços de decisão instituídos.

Via: Assessoria Batatinha (MDB) - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.