Paraná

Operação GPS Cosud: Polícia Penal cumpre 27 buscas a pessoas com mandados de prisão em aberto no PR

As pessoas localizadas e presas nesta operação serão encaminhadas às Cadeias Públic...

07 mai 24 - 16h46 Redação SOT
Operação GPS Cosud: Polícia Penal cumpre 27 buscas a pessoas com mandados de prisão em aberto no PR

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), com apoio das polícias Militar e Civil, está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (7) para cumprimento de 27 mandados de prisão. As ações fazem parte da Operação GPS Cosud, que segue até o próximo dia 12. O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) reúne Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As ações de enfrentamento ao crime organizado são parte essencial da proposta do grupo.Especificamente nesta operação, o estado do Mato Grosso do Sul está participando como convidado.

No mês de março, durante a 10ª reunião do Cosud, realizado no Rio Grande do Sul, os governadores destes sete estados apresentaram ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, propostas de endurecimento das leis penais. Elas foram formatadas no Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado.

“Entre os temas mais importantes sobre segurança pública que foram debatidos no Cosud estão o sistema de monitoração eletrônica e o tratamento penal, nos quais a contribuição da PPPR foi fundamental para que o grupo técnico da segurança pudesse apresentar propostas de melhorias junto aos governadores que compõem o consórcio. Cada vez mais, o estado do Paraná está se fortalecendo de forma integrada”, destaca o diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Schlemper, durante a 10ª reunião do Cosud, realizada no mês de março. 

As alterações na lei envolvem o combate ao crime organizado a partir da regulamentação do acesso às informações de monitoração eletrônica, revisão dos requisitos para concessão de liberdade provisória e inserção de qualificadora no crime de homicídio.

Para estas ações realizadas no estado do Paraná, o plano de ação conta com 50 policiais penais, 50 policiais militares e 12 policiais civis, sendo as atividades desenvolvidas nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão.

A PPPR, dentro de suas atribuições, participa desta operação de forma ostensiva por meio de suas unidades especializadas e efetivo regular, cujo objetivo é potencializar as ações no combate à criminalidade, visando reduzir as ações de delitos, realizando a captura de pessoas com monitoração eletrônica e que possuem em seu desfavor mandado de prisão expedido pela Justiça, além de realizar fiscalização a todas as pessoas em monitoração eletrônica.

A Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), da PPPR, realiza o levantamento de informações para suporte às equipes policiais no raio de atuação da operação, com objetivo de facilitar a identificação de monitorados com mandado de prisão em aberto.

As pessoas localizadas e presas nesta operação serão encaminhadas às Cadeias Públicas de suas respectivas localidades.

Via: Assessoria Polícia Penal - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.