Paraná

Com audiência na Assembleia, Estado começa a estruturar Plano Decenal do Esporte

O cronograma de audiências municipais e macrorregionais será apresentado em 2025...

08 mai 24 - 22h05 Redação SOT
Com audiência na Assembleia, Estado começa a estruturar Plano Decenal do Esporte

A Secretaria de Estado do Esporte participou da primeira audiência pública de elaboração do Plano Decenal do Esporte (2026-2036), parte do programa O Esporte Que Queremos, na tarde desta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Paraná. Foi apresentada a metodologia de construção do plano estratégico da década, que dará sequência ao fim do atual quadriênio (2023-2026). Ela envolve consultas públicas e audiências municipais.

O Plano Decenal do Esporte vai conter propostas com base em tópicos: uma Conferência Estadual do Esporte; apoio a esportes olímpicos, esportes não olímpicos, paradesporto e esportes paralímpicos; incentivo a atletas e não atletas, alunos-atletas, praticantes e não praticantes; diagnóstico e construção de base de dados no Paraná; incremento de infraestrutura esportiva e do atendimento aos esportes eletrônicos; valorização profissional; universalização do acesso ao esporte; e violência, fair-play e doping.

O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, disse que a política pública do esporte vai ganhar muito espaço nos próximos dez anos. “O Paraná é o estado mais adiantado no Brasil em implementação de processos de apoio ao segmento, seguindo as diretrizes da Lei Geral do Esporte”, afirmou. Ele citou, entre as iniciativas, o Proesporte, o Geração Olímpica e Paralímpica e o calendário anual de atividades em diversas regiões, dos primeiros passos ao apoio aos atletas que representam o País em campeonatos mundiais.

O responsável pelo Plano Decenal do Esporte e Coordenador do Esporte Que Queremos, Dilson Martins, disse que a audiência marca o primeiro passo de uma nova etapa. “No segundo semestre vamos fechar a proposta e conceber a logística para que, no ano que vem, a gente possa realizar conferências macrorregionais e debater ainda mais as ideias para o setor”, complementou. 

O cronograma de audiências municipais e macrorregionais será apresentado em 2025. A Conferência Estadual e a formalização do plano estão projetadas para 2026. “A ideia final do plano é que se torne um projeto de lei e que direcione as políticas esportivas do Paraná pelos próximos 10 anos”, disse Martins.

O ESPORTE QUE QUEREMOS – O programa O Esporte Que Queremos é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná, e visa contribuir para o refinamento da gestão do esporte no Estado e nos municípios, tendo como premissa a Lei Geral do Esporte e a Lei do Sistema Esportivo Estadual, corroborando à consolidação e funcionamento dos Sistemas Esportivos Federal e Estadual.

PRESENÇAS – Também participaram da audiência o diretor-geral da SEES, Ilson Augusto Rhoden, o diretor-presidente do Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos, o deputado Tiago Bührer, presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF), Gustavo Brandão, o pró-reitor de planejamento e orçamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Mezzadri, o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson Nascimento, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Pijak, o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello, o coordenador de estudos e pesquisa em políticas públicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Fernando Augusto Starepravo, e o presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná, Jackson de Almeida.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Yuri Augusto/SEES-PR


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.