Passageiro chinês tenta embarcar em voo com barra de ouro em Foz do Iguaçu e é preso pela PF
O não cumprimento dessa norma pode resultar em apreensão dos bens e em sanções penais.

Um homem de nacionalidade chinesa foi preso pela Polícia Federal na tarde de quarta-feira (8/5) no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele tentava embarcar em um voo para São Paulo com uma barra de ouro de aproximadamente 1 kg escondida em sua bagagem de mão.
O passageiro, de 42 anos, foi detido durante a fiscalização de rotina realizada pelos agentes da Polícia Federal. Ao inspecionar a bagagem do homem, os agentes detectaram um objeto de alta densidade e, após revista minuciosa, encontraram o lingote de ouro envolto em fitas plásticas escuras e papel alumínio.
Questionado sobre a origem do ouro, o passageiro alegou ter comprado a barra no Brasil pelo valor de 69 mil dólares, mas não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a aquisição legal do metal.
Diante da situação, os policiais federais deram voz de prisão ao homem e o encaminharam para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde ele foi autuado em flagrante pelo crime de usurpação de patrimônio da União, previsto no artigo 2º, §1º da Lei 8.176/91. O lingote de ouro também foi apreendido.
A Polícia Federal alerta para a importância da declaração de bens de valor ao embarcar em voos internacionais, conforme a legislação brasileira. O não cumprimento dessa norma pode resultar em apreensão dos bens e em sanções penais.
Mais Lidas
Publicidade