Cascavel

1º Dia de Campo da Agricultura Urbana leva capacitação e conhecimento aos produtores

Além de aulas práticas, evento compreende também palestras técnicas voltadas à capa...

10 mai 24 - 17h42 Redação SOT
1º Dia de Campo da Agricultura Urbana leva capacitação e conhecimento aos produtores

“Sabemos produzir, mas às vezes não sabemos levar até o consumidor, vender. Por isso é importante termos essa prática, esse Dia de Campo da Agricultura Urbana. Agora estamos participando da Feira do produtor Urbano, na Neva e queremos aprender mais. Não é só produzir, é também vender, oferecer ao consumidor aquilo que temos de melhor”. A afirmação foi feita pela dona Izélia Gomes, produtora urbana, que integra o Programa da Agricultura Urbana, criado em 2017, com o objetivo de melhorar a alimentação e a renda de famílias em situação de vulnerabilidade social, além de ocupar espaços baldios produtivos.

O 1º Dia de Campo da Agricultura Urbana, além de aulas práticas, compreende também palestras técnicas voltadas à capacitação das famílias produtoras.

“A agricultura urbana está consolidada, mas ela precisa continuar crescendo. Nós estamos inclusive no primeiro Dia de Campo, de seminário técnico, de parte teórica e parte prática. Queremos transformar tudo isso agora numa grande cooperativa. Nós queremos que os nossos produtos que estão sendo consumidos aqui possam ser consumidos no Paraná, no Brasil e no mundo, com o selo de qualidade da agricultura urbana”, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos, que participou da abertura do evento junto com o vice-prefeito, Renato Silva, que destacou a importância do programa na geração de renda e oportunidades para as famílias. “Nós estamos em terras férteis, precisamos cuidar. A gente sabe que se plantarmos, colheremos, e esta terra nos proporciona isso. Esse é o nosso propósito. Nosso DNA é o trabalho e o alimento”.

O 1º Dia de Campo do Programa Agricultura Urbana tem o objetivo de levar mais conhecimentos aos produtores das unidades produtivas de Cascavel. E esta ação é uma parceria entre o Território Cidadão e a Agrícola Andreis. “Este é um projeto que traz cidadania, traz alimento de qualidade na mesa das pessoas e traz renda também, porque o excedente da produção eles vendem em feiras. Então é muito bonito, é um projeto muito interessante e é uma satisfação pra gente fazer parte disso”, disse Marcos Andreis, gerente administrativo e financeiro da Agrícola Andreis.

“Os agricultores estão participando para ter mais conhecimento e qualidade nos produtos. A partir do momento que o Território Cidadão passou a fazer a gestão plena da Agricultura Urbana, um dos focos principais é a formação técnica dos produtores, pois com menos tempo, menos insumos, desde que você tenha o conhecimento, você produz mais com menos trabalho e investindo menos”, finalizou o coordenador da Agricultura Urbana, José Ferreira.

A segunda etapa do 1º Dia de Campo da Agricultura Urbana acontecerá com aulas práticas a partir das 13h, na Unidade Produtiva do Veneza, que fica na Rua Holanda, nº 767.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.