Cascavel

Prefeitura de Cascavel lança programa Evitar para prevenir desastres e proteger o meio ambiente

O programa Evitar se estenderá ao longo de todo o mês, com diversas ações para gara...

12 mai 24 - 14h56 Atualizado 13 mai 24 - 16h37 Redação SOT
Prefeitura de Cascavel lança programa Evitar para prevenir desastres e proteger o meio ambiente

A Prefeitura de Cascavel lançou nesta segunda-feira (13) o programa Evitar, que tem como objetivo reduzir os impactos causados por eventos climáticos extremos, como enchentes e alagamentos, além de combater a dengue. O programa é fruto de um levantamento da hidrografia urbana realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que mapeou os 19 corpos hídricos presentes no município.

A primeira ação do programa ocorreu às margens do Ecoparque Oeste, onde dezenas de carcaças de veículos, incluindo automóveis, caminhões e máquinas agrícolas, foram abandonadas em uma área de preservação ambiental. O material estava sendo descartado por um empresário que trabalha com ferro velho e, desde 2017, o Município tentava, por meio de medidas judiciais, que ele retirasse os veículos do local. Sem sucesso, a Prefeitura, com amparo judicial, iniciou a remoção dos materiais para um espaço do Município, antes de sua destinação final correta, que poderá ser a reciclagem ou a logística reversa.

O prefeito Leonaldo Paranhos acompanhou o início da remoção dos materiais e afirmou que a Prefeitura irá acabar com a agressão ambiental no local e que há um projeto de extensão do parque. "Por três vezes, a Justiça concedeu ordem, mas infelizmente ele não cumpriu. E desta vez há algo diferente. A Justiça deu um prazo de 10 dias para que ele pudesse tirar essa agressão que existe aqui, não cumprindo, o Município poderia então destinar. É isso que nós estamos fazendo. É um crime, é uma falta de disciplina. Isso chega a atingir a gente que mora aqui em Cascavel. Então nós vamos definitivamente acabar com essa agressão aqui, até porque temos um projeto do parque que vai até a Tancredo Neves", explicou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, Ailton Lima, afirmou que o processo de vistoria topográfica das áreas ambientais é a base do programa. "Essa vistoria tem como intenção fazer com que a gente localize problemas ambientais como este e que nós tenhamos condição, com dados técnicos de engenharia, fazer as intervenções necessárias para que não tenhamos problemas maiores de ordem ambiental como enchentes e alagamentos. Este espaço aqui de hoje é o primeiro local que pretendemos fazer, é a extensão do nosso Ecopark Oeste, do córrego Bezerra, aqui teremos intervenções de engenharia, intervenções antienchente", detalha.

O programa Evitar também tem como objetivo a limpeza e preservação dos rios e nascentes dentro do perímetro urbano de Cascavel; combater a dengue; identificar áreas de alagamento atuando de forma preventiva para evitar desastres naturais; e promover a conscientização das pessoas que moram nas proximidades dos rios para manter os ambientes limpos.

Durante o mês de maio, estão programadas atividades como limpeza, manutenção e conservação dos rios e nascentes e seus arredores; desobstrução de rios e canais; e palestras sobre mudança climática e conscientização ambiental.

O decreto instituindo o programa Evitar foi assinado durante o lançamento do mesmo. No mesmo ato, o prefeito Paranhos assinou o decreto que prorroga, por mais 90 dias, a situação de emergência em saúde pública decorrente da infestação pelo mosquito da dengue.

Sobre o Programa Evitar: O programa Evitar é uma iniciativa da Prefeitura de Cascavel que visa reduzir os impactos causados por eventos climáticos extremos, como enchentes e alagamentos, além de combater a dengue. O programa é fruto de um levantamento da hidrografia urbana realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que mapeou os 19 corpos hídricos presentes no município.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.