Corbélia

Água Limpa: Mais de 100 nascentes são protegidas em Corbélia com a ajuda de voluntários

O projeto Água Limpa demonstra a importância da colaboração entre o poder público,...

15 mai 24 - 18h07 Redação SOT
Água Limpa: Mais de 100 nascentes são protegidas em Corbélia com a ajuda de voluntários

Na última quinta-feira (09/05), mais uma nascente foi protegida pelo projeto Água Limpa, uma iniciativa do Departamento de Meio Ambiente do Município de Corbélia em parceria com a Itaipu Binacional. A ação, realizada na propriedade do agricultor José J. Gonsalves Neto, na comunidade Carlitão, interior de Corbélia, contou com a participação de voluntários comprometidos com a preservação ambiental.

A nascente passou por uma limpeza geral para remover impurezas, seguida da instalação de pedras irregulares para promover a filtragem natural da água. Canos foram instalados para abastecer as caixas d'água, e a nascente foi lacrada com uma mistura de solo e cimento para garantir sua proteção.

Desde o início do projeto em Corbélia, mais de 100 nascentes já foram recuperadas e protegidas. Somente em 2024, oito nascentes receberam essa importante intervenção. A meta para o final do ano é proteger pelo menos mais 20.

O projeto Água Limpa é coordenado pelo município, mas conta com a participação fundamental de voluntários. Atualmente, 12 pessoas dedicam seu tempo e esforço à conservação das nascentes. No entanto, a busca por novos colaboradores é constante, pois quanto mais pessoas se engajarem, mais nascentes poderão ser protegidas.

"O meio ambiente agradece, e voluntários são sempre bem-vindos. Quanto mais pessoas atuarem em conjunto, mais nascentes conseguiremos proteger", afirma David Lube Filho, Diretor do Departamento de Meio Ambiente.

O projeto Água Limpa demonstra a importância da colaboração entre o poder público, a comunidade e as empresas para a preservação dos recursos naturais. Através da recuperação e proteção das nascentes, garante-se o acesso à água potável para as comunidades rurais, além de contribuir para a manutenção da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.