O mutirão de limpeza realizado em Corbélia entre fevereiro e maio, organizado pela Prefeitura Municipal em conjunto com diversas secretarias, resultou em um investimento de mais de R$ 400 mil, sendo R$ 290.925,00 destinados apenas para a destinação correta dos resíduos coletados.
A ação, idealizada pelo Comitê de Crise de Combate à Dengue, visava eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti através da coleta de todos os tipos de resíduos, incluindo aqueles de responsabilidade do município e outros, como entulhos de obras, móveis e eletrodomésticos.
Apesar das orientações para que os moradores separassem os materiais de acordo com o tipo de destinação, muitos não colaboraram, resultando na necessidade de recolhimento de um grande volume de material misturado. Este tipo de resíduo, classificado como Classe IIA, teve um alto custo de destinação, exigindo a contratação de empresa especializada para coleta, armazenamento e tratamento adequado.
"O cronograma do mutirão foi feito por fases, e entre as orientações para os moradores estava a separação dos tipos de materiais: recicláveis, entulhos de obras, galhos, etc. Cada um teve seu dia de recolha", explica o Secretário de Obras e Urbanismo, Junior Piovesan. "Como muitos não respeitaram essa separação, a prefeitura precisou recolher o material que estava misturado, o que resultou em um custo mais elevado para a destinação correta."
O Prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw (MDB) reforça a importância da conscientização da população sobre a correta separação dos resíduos. "O município oferece um ecoponto para recebimento de volumosos inservíveis e realiza a coleta desses materiais nas residências. Temos o serviço oferecido pela Secretaria de Obras para a recolha dos galhos e folhas, e, em relação aos entulhos de obras, é responsabilidade do morador alugar uma caçamba para a destinação correta, evitando jogar os resíduos nas calçadas e ruas."
"Contamos com a colaboração de todos para melhorar a coleta e reduzir os problemas causados pela disposição irregular dos resíduos e evitar que passemos novamente por uma epidemia de dengue, como esta que ainda estamos enfrentando", pede o Prefeito.
O mutirão de limpeza em Corbélia demonstra a necessidade de um esforço conjunto entre o poder público e a população para garantir a saúde ambiental e prevenir doenças como a dengue. A conscientização e a colaboração de todos são essenciais para a construção de um município mais limpo e seguro.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS