Cascavel

Agricultura Urbana de Cascavel ganha força com Associação

A criação da associação transforma o programa, dando mais força para os produtores,...

28 mai 24 - 13h45 Luiz Felipe Max
Agricultura Urbana de Cascavel ganha força com Associação

O programa Agricultura Urbana, que tem como foco fomentar a produção de hortaliças e legumes em Unidades Produtivas comunitárias espalhadas por vários bairros de Cascavel, está fortalecido com a formação em associativismo. O lançamento aconteceu no início da noite de ontem (27) no auditório da prefeitura.

A criação da associação transforma o programa, dando mais força para os produtores, possibilitando o acesso a recursos, fomento, novas parcerias e renúncia fiscal para empresas que fizerem doação. A criação da associação tem apoio da Fundação Alphaville.

O prefeito Leonaldo Paranhos diz que o associativismo consolida o programa, que hoje reúne 176 famílias, mas tem capacidade de avançar ainda mais.

“A associação, unindo todas essas pessoas, famílias, vai dar musculatura, vai dar a eles mais capacidade de envolvimento, de produção, de tecnologia, de conhecimento. Estamos caminhando para uma cooperativa, para que nossos produtos possam ultrapassar as fronteiras de Cascavel”, afirmou o prefeito.

O Agricultura Urbana, além de produzir alimentos e contribuir para a segurança alimentar, eliminou problemas com terrenos baldios, espaços muitas vezes tomados por sujeira e matagal. Transformadas em Unidades Produtivas, a produção tem auxiliado centenas de famílias em Cascavel.

“Toda ação que fortalece o produtor, o agricultor, o ser humano, a gente tem que motivar e participar. E essa associação que está sendo fundada vai fortalecer muito mais as pessoas. Nós temos um potencial muito grande, e o que precisamos é treinamento, capacitar, e esse evento aqui hoje está dizendo tudo isso, então é muito bom, todos vão ganhar”, enfatizou o vice-prefeito Renato Silva, que também participou do evento.

José Luiz Ferreira, coordenador de Programas do Território Cidadão, explica que o associativismo tem como função unir mais os produtores para possibilitar que eles se organizem para a captação de recursos e treinamentos nas 35 Unidades Produtivas.

“Nós recebemos a doação da Fundação Alphaville para a formação dos produtores, ou seja, nós começaremos hoje o primeiro módulo da formação. Será explicado para eles qual a importância no início da associação, porque criar uma associação e vamos evoluindo nos módulos, depois entraremos mais na parte técnica, como se cria uma associação, o que é uma diretoria, chegando até o ponto da associação estar montada, registrada no cartório de títulos e documentos com o seu estatuto aprovado”, observa.

O especialista em sustentabilidade da Alphaville, Ricardo Benitez, explica que a fundação é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua em 23 estados.

“A história aqui em Cascavel começou em 2018. A gente identificou que tinha muitos produtores de agricultura urbana e a gente logo encontrou o Território Cidadão, que na figura do professor Ferreira, coordenando esse programa, começamos a dar início a essa construção desse plano de trabalho”, diz.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Silvia Soluszynski


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.