Por meio de um convênio firmado com a Itaipu Binacional, foram instaladas 188 câmeras de segurança distribuídas em diversos setores do hospital, incluindo portaria, ambulatório, pronto-socorro, corredores, recepção, farmácia, almoxarifado e áreas externas.
O principal objetivo desta iniciativa é proporcionar um ambiente seguro tanto para pacientes, acompanhantes, familiares, colaboradores e profissionais da saúde, além de proteger recursos valiosos, como equipamentos e medicamentos, que exigem vigilância constante para prevenir uso indevido ou extravio. "A segurança é um elemento essencial para qualquer tipo de ambiente, algo cada vez mais presente e gritante. Preocupar-se com a segurança de nossos usuários, profissionais e dos equipamentos públicos é de suma importância", destacou Rafael Carbonera, diretor Financeiro/Administrativo do hospital.
Além de aumentar a segurança, as câmeras contribuirão para apurar casos de desrespeito e abusos, garantindo maior controle sobre o ambiente hospitalar, especialmente nos períodos de maior circulação. "A implementação de câmeras em locais estratégicos contribui para um ambiente hospitalar mais seguro e controlado. Todas as imagens são gravadas em um servidor próprio e podem ser visualizadas a qualquer momento do dia", explicou o diretor-presidente da instituição, André Di Buriasco.
O engenheiro da unidade hospitalar, Sérgio Boschi, responsável pela fiscalização da empresa contratada para elaboração do projeto e pela inspeção e acompanhamento nas instalações de todo o circuito de monitoramento, enfatizou que as câmeras estão posicionadas apenas em áreas comuns e não em acessos restritos que possam expor pacientes, garantindo assim a privacidade e a dignidade dos mesmos. "As câmeras serão usadas exclusivamente para monitoramento, não para vigiar ninguém. Elas são um dispositivo de segurança, destinadas a inibir furtos e possíveis desvios de conduta", ressaltou o engenheiro.
A instalação do sistema de monitoramento foi realizada conforme as normas e regulamentações vigentes no Brasil. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018, garante que todas as medidas de segurança da informação e proteção de dados pessoais sejam rigorosamente seguidas. As imagens captadas pelas câmeras são armazenadas de forma segura e têm acesso restrito, assegurando a privacidade e a integridade dos dados.
A Portaria nº 3.390/2013 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as diretrizes para a vigilância de ambientes hospitalares, também foi considerada no projeto, assegurando que a instalação das câmeras segue as melhores práticas de segurança e privacidade em ambientes de saúde. Além disso, a Constituição Federal, em seu artigo 5º, garante o direito à privacidade e à dignidade humana, princípios que foram cuidadosamente respeitados na implementação do sistema.
Com essa medida, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar de todos que frequentam suas instalações, proporcionando um ambiente mais seguro e protegido a toda a população.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/Secom
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS