sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Cascavel debate Futuro Ambiental em conferência: R$ 58 milhões para Meio Ambiente e planos de manejo

A Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada na quarta-feira (5), reuniu estudantes, professores, especialistas ambientais...

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, em Cascavel, já está registrado na história como marco do debate sobre o Meio Ambiente Limpo e Saudável que deve ser praticado por meio de políticas públicas, revisão das legislações municipais, ampliação e fortalecimento do processo de educação ambiental, fiscalização e matéria humana para levar adiante o cuidado, o zelo e a proteção da fauna e da flora.

Estudantes, professores, especialistas ambientais, Itaipu Binacional instituições de ensino público e privado (Unioeste, Instituto Tecnológico Federal do Paraná, CEEP, Unilivre), servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e os representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Coaman) dedicaram a quarta-feira (5) para somar forças no que tange as estratégias diante do desafio ambiental quanto à proteção e cuidados dos ambientes naturais. Para ocasião, o Prefeito Leonaldo Paranhos, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ailton Martins Lima, o Presidente do Coman, Eduardo Santos Allievi explanaram quanto os avanços na área ambiental no Município.

“Dos 196 milhões de reais que a Sanepar, através da renovação do contrato com o Município, 58 milhões já estão no caixa da Prefeitura para uma série de ações ao Meio Ambiente, desde projetos educacionais à infraestrutura dos espaços públicos diretamente ligados à preservação da flora. Território Verde, programa este que vai consolidar Cascavel a proteger a maior floresta urbana do Sul do Brasil”, destacou o Prefeito.

 “Anuncio nesta Conferência, a autorização para iniciar a construção dos Planos de Manejos de todos os Parques Ambientais de nosso Município. A exemplo, do árduo trabalho realizado para transformar o Parque Ambiental Municipal Paulo Gorski, o Lago Municipal, em Unidade de Conservação.”, enfatizou Paranhos.

 O evento também oportunizou a assinatura dos Protocolos de Intenções na Área Ambiental com a Unioeste, CEEP, IFPR e também com a Unilivre com foco em pesquisa de extensão e apoio na construção de políticas públicas.

 “A Unioeste agradece ao Município, em especial à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ao Coman, por levar a Conferência ao ambiente acadêmico. São sete protocolos nos mais variados temas ambientai que somam a pesquisa, alicerce da instituição pública.”, congratulou o Vice-Reitor da Unioeste, Gilmar Mello.

 “Os desafios são grandes diante do Conselho que tem em sua pauta o Meio Ambiente e a cidade de Cascavel diante das necessidades dos empreendidos aqui instalados, de proteção aos mais variados espaços ambientais buscando o equilíbrio necessário que contemple o bem-comum e obediência as Legislações que regem sobre o tema”, apontou o Presidente do Coman, Eduardo Allievi.

 “Os avanços do Governo Municipal no Meio Ambiente são notáveis por toda a população, sociedade civil organizada, instituições de ensino público e privada, ONG’s. Fato é que todos os grupos de trabalho dessa Conferência levaram suas experiências para a mesa e em plenária aprovamos o que queremos para os próximos anos”, afirmou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ailton Martins Lima.

As propostas da Conferência foram debatidas e aprovadas em plenária nos seguintes eixos:

Grupo 1 = Arborização Urbana - Lei Municipal 6482/2015

Grupo 2 = Arborização Urbana - Praças e Parques/ICMS Ecológico - Prof. Dra. Neiva Feuser Capponi - UNIOESTE

Grupo 3 = Educação Ambiental - Gestão de Resíduos - Keila Kochem - Eng. Ambiental - SEMA

Grupo 4 = Educação Ambiental - Lei Municipal 7582/2023 - Política e Sistema Municipal de Educação Ambiental - Natássia Jersak Cosmann e Luciana Graciano - IFPR.

Nos próximos dias, todos os temas aprovados em cada um dos eixos serão publicados no Diário Oficial do Município, cumprindo a Legislação Municipal e demais  legislações quanto à realização e validação da Conferência Municipal do Meio Ambiente.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.