Brasil

CCJ aprova retorno da identificação de estado e município nas Placas Veiculares

A medida segue agora para análise pelas demais comissões do Senado e, se aprovada e...

15 jun 24 - 09h37 Atualizado 15 jun 24 - 15h38 Redação SOT
CCJ aprova retorno da identificação de estado e município nas Placas Veiculares

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, na última terça-feira (12/06), o Projeto de Lei (PL) 3.214/2023, que determina a inclusão da informação do município, sigla e bandeira do estado de registro do veículo nas placas do novo formato do Mercosul. A proposta, que teve o apoio da área de segurança pública, visa facilitar a identificação dos veículos em situações como infrações de trânsito, roubos, furtos e outros crimes.

Segundo o relator do projeto, Senador Marcos Rogério (PL-RO), a medida não acarretará a troca imediata das placas já emitidas. A alteração será aplicada apenas para veículos novos ou em casos de transferência de propriedade. O senador ressaltou ainda que a medida visa atender às necessidades do país, considerando sua extensão territorial e a diversidade de municípios.

O autor do projeto, Senador Esperidião Amin (PP-SC), argumenta que a inclusão de informações mais detalhadas nas placas dos veículos é fundamental para auxiliar na segurança pública e no trânsito. "O Brasil, do tamanho que é, merece uma identificação mais detalhada", defendeu o senador.

Amin destaca que a medida não trará custos adicionais para os proprietários de veículos, já que a troca das placas não será obrigatória. "Não vai ter ônus, ninguém vai ter que trocar a placa nunca", afirmou o senador.

Após a aprovação na CCJ, o projeto de lei segue para análise da Comissão de Infraestrutura (CI). Se aprovado nesta etapa, o PL ainda precisará ser votado no Plenário do Senado e na Câmara dos Deputados antes de se tornar lei.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Allan Marba/DetranPR


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.