Cascavel

​Prevenção ao uso de drogas: Patrulha Amiga se torna programa oficial do município de Cascavel

A proposta enviada pela prefeitura para ser analisada e votada pela Câmara, trata d...

01 jul 24 - 20h19 Redação SOT
​Prevenção ao uso de drogas: Patrulha Amiga se torna programa oficial do município de Cascavel

Em funcionamento desde 2018, o Programa Patrulha Amiga atua na prevenção e conscientização de estudantes e da comunidade escolar da rede municipal de ensino acerca dos riscos e prejuízos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Com a aprovação, nesta segunda-feira (1°), do Projeto de Lei nº 61 de 2024, o programa se torna um programa permanente da Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas.

A proposta enviada pela prefeitura para ser analisada e votada pela Câmara, trata da criação e estabelece as diretrizes de atuação do Programa Patrulha Amiga junto às unidades e comunidades escolares (pais ou responsáveis, profissionais da educação e alunos) e será executado através da realização de atividades voltadas à prevenção ao uso de drogas, abuso de álcool e outros tipos de violências.

Em sua execução, o programa promove aulas ministradas por educadoras da Secretaria de Educação e por guardas municipais voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades escolares. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe do consumo e tráfico de drogas, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário, além de compreender todos os danos físicos e psicológicos provocados pelas drogas lícitas e ilícitas.

Além disso, o programa tem como objetivo fortalecer a autoestima dos estudantes, ampliando a perspectiva de mundo e de vida destas crianças, aproximar a Guarda Municipal dos estudantes, famílias e comunidades escolares, prevenir a criminalidade, uma vez que grande parte dos crimes está relacionado às drogas, direta ou indiretamente e promover uma sociedade mais justa, respeitosa e saudável.

O Programa Patrulha Amiga contemplará as turmas do 1 ° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, de acordo com a demanda e cronograma anual ajustado com a SEMED, utilizando material didático e pedagógico adequado. Está prevista também a destinação de dotação orçamentária própria para a execução das atividades do Programa e convênios com escolas particulares e com o Governo do Estado do Paraná para garantir a realização do projeto em escolas de ensino fundamental particulares e colégios públicos e privados. 

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.