sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Força-tarefa do Meio Ambiente reduz fila de coleta gratuita de volumosos para 15 dias

A equipe passará o dia exato que irá fazer a retirada, pois é criado um cronograma conforme a demanda de cada região...

A destinação correta do lixo é uma bandeira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel. Além da tradicional coleta de lixo urbano e a de recicláveis, a cidade conta também com o serviço gratuito de coleta de volumosos, que é destinado para pessoas físicas.

Em 2024, a fila para esse serviço chegou a passar de 90 dias, devido à alta demanda de pedidos da comunidade. Diante desse cenário, a Sema reorganizou os setores e disponibilizou mais veículos para acelerar o atendimento à população. O resultado é notório: a fila foi reduzida para 15 dias.

Dependendo da situação, o descarte de resíduos incorretamente pode ser crime ambiental. Além de prejudicar o meio ambiente, não é uma atitude cidadã e pode causar danos à saúde pública.

Você sabe o que são volumosos e como descartar corretamente?

Os volumoso são materiais como sofás, guarda-roupas, armários e entre outros objetos descartados pelos moradores depois de uma nova aquisição.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza ao longo de todo ano a coleta desses itens gratuitamente. O objetivo é realizar uma destinação correta e evitar que os materiais sejam descartados nas ruas, em áreas de proteção e outros ambientes.

Para agendar a coleta, o cidadão pode ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383. A comunidade também pode fazer o agendamento por meio do whatsapp. O contato é (45) 99146-1501. O cidadão precisa informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos.

A equipe passará o dia exato que irá fazer a retirada, pois é criado um cronograma conforme a demanda de cada região. A recomendação é que os volumosos só sejam colocados na frente da casa no dia marcado.

DESCARTE - O Município de Cascavel também está preparado para receber inservíveis e garantir a destinação correta de itens como eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celular, pneus, eletroeletrônicos e óleos lubrificantes, com mais de 20 pontos de recolhimento. 

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.