Cascavel

ACEC busca manter tradição no Campeonato Brasileiro da Canção Japonesa

Evento será realizado em Maringá, nos dias 13 e 14 de julho, com disputas de partic...

05 jul 24 - 16h48 Redação SOT
ACEC  busca manter tradição no Campeonato Brasileiro da Canção Japonesa

A equipe de canto da ACEC (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel) está pronta para novamente brilhar no cenário nacional. Trinta e dois cantores integrantes da Liga Oeste, sendo 16 de Cascavel, estão classificados para participar do 37º Campeonato Brasileiro da Canção Japonesa, que será realizado em Maringá nos dias 13 e 14 de julho. 

“Estamos prontos para mostrar nossos talentos e garantir novos troféus para nossa Liga”, destaca Erica Onaka, representante do Departamento de Canto da ACEC. 

O campeonato brasileiro deste ano reúne cantores selecionados em 2023. Ao todo são 658 competidores, em suas respectivas categorias, divididas por idades, que vai dos 3 aos 95 anos. O grupo que representa a ACEC é formado por pessoas na faixa de 7 a 87 anos. 

“Esta ampla faixa etária demonstra a inclusão e a paixão pela música que une diferentes gerações em torno da cultura japonesa na nossa região”, diz Erica.

Para garantir vaga no campeonato nacional, todos se preparam durante o ano todo e passam por seletivas locais e regionais rigorosas, competindo com participantes de 11 cidades da região oeste do Paraná.

Treino é fundamental - De acordo com Erica, o desempenho na técnica depende de muito treino, por isso a ACEC oferece encontros semanais às segundas e quintas-feiras e, mensalmente, o grupo recebe orientação de uma professora de Karaokê trazida de Maringá. “Além disso, cada cantor pratica em casa, focando na vocalização e respiração para aprimorar a técnica”.

Ela conta que muitos desses cantores começaram no karaokê de forma descontraída, mas logo se apaixonaram pela arte e passaram a treinar seriamente. Essa dedicação rendeu à equipe de Cascavel a maior pontuação na seletiva da Liga Oeste, garantindo o primeiro lugar e trazendo o troféu transitório para a cidade recentemente.

Destaque nacional - A ACEC já possui uma tradição de vitórias. No Campeonato Paranaense e em diversos campeonatos regionais e locais vários nomes sempre garantem destaques constantes. Em âmbito nacional, talentos como Beatriz Matsumoto, conhecida por suas performances na categoria pop; Vander Matsumoto, categoria veterano, e as pequenas Lívia e Lissa Matsumoto, na categoria infantil, têm conquistado prêmios consecutivos, mostrando o alto nível dos competidores da nossa cidade e região.

“Estamos otimistas com mais este Campeonato, que é uma verdadeira celebração da cultura japonesa. É uma verdadeira celebração das nossas origens”, finaliza Erica.

Via: Assessoria ACEC - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.