
A equipe de canto da ACEC (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel) está pronta para novamente brilhar no cenário nacional. Trinta e dois cantores integrantes da Liga Oeste, sendo 16 de Cascavel, estão classificados para participar do 37º Campeonato Brasileiro da Canção Japonesa, que será realizado em Maringá nos dias 13 e 14 de julho.
“Estamos prontos para mostrar nossos talentos e garantir novos troféus para nossa Liga”, destaca Erica Onaka, representante do Departamento de Canto da ACEC.
O campeonato brasileiro deste ano reúne cantores selecionados em 2023. Ao todo são 658 competidores, em suas respectivas categorias, divididas por idades, que vai dos 3 aos 95 anos. O grupo que representa a ACEC é formado por pessoas na faixa de 7 a 87 anos.
“Esta ampla faixa etária demonstra a inclusão e a paixão pela música que une diferentes gerações em torno da cultura japonesa na nossa região”, diz Erica.
Para garantir vaga no campeonato nacional, todos se preparam durante o ano todo e passam por seletivas locais e regionais rigorosas, competindo com participantes de 11 cidades da região oeste do Paraná.
Treino é fundamental - De acordo com Erica, o desempenho na técnica depende de muito treino, por isso a ACEC oferece encontros semanais às segundas e quintas-feiras e, mensalmente, o grupo recebe orientação de uma professora de Karaokê trazida de Maringá. “Além disso, cada cantor pratica em casa, focando na vocalização e respiração para aprimorar a técnica”.
Ela conta que muitos desses cantores começaram no karaokê de forma descontraída, mas logo se apaixonaram pela arte e passaram a treinar seriamente. Essa dedicação rendeu à equipe de Cascavel a maior pontuação na seletiva da Liga Oeste, garantindo o primeiro lugar e trazendo o troféu transitório para a cidade recentemente.
Destaque nacional - A ACEC já possui uma tradição de vitórias. No Campeonato Paranaense e em diversos campeonatos regionais e locais vários nomes sempre garantem destaques constantes. Em âmbito nacional, talentos como Beatriz Matsumoto, conhecida por suas performances na categoria pop; Vander Matsumoto, categoria veterano, e as pequenas Lívia e Lissa Matsumoto, na categoria infantil, têm conquistado prêmios consecutivos, mostrando o alto nível dos competidores da nossa cidade e região.
“Estamos otimistas com mais este Campeonato, que é uma verdadeira celebração da cultura japonesa. É uma verdadeira celebração das nossas origens”, finaliza Erica.
Via: Assessoria ACEC - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!