
Acic e OAB, Subseção de Cascavel, fazem história no Paraná ao formalizar, na noite da última quinta-feira, o Núcleo de Escritórios de Advocacia. A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da OAB e contou com a participação de mais de 120 advogados e empresários. Uma das principais contribuições do núcleo, que será regido pela vencedora metodologia do Empreender, programa atualmente desenvolvido em todo o Brasil, será compartilhar informações capazes de melhorar a gestão empresarial dos escritórios.
A primeira etapa da solenidade foi uma roda de conversas com diretores da Acic e OAB. O presidente da Subseção de Cascavel, Alex Sander Gallio, falou das etapas e desafios vencidos durante meses para chegar à melhor formatação ao grupo. O fato de ser integrante do Departamento Jurídico da associação comercial por mais de 20 anos contribuiu para Alex entender o alcance da proposta. “No início, antes da primeira conversa para articular a criação do núcleo, minha resposta à intenção era negativa”.
No entanto, afirma Alex, ele entendeu que a finalidade não seria tratar de temas técnicos da advocacia e sim levar aos profissionais informações úteis sobre gestão do escritório, que também é uma empresa e precisa dar resultados. Todo processo foi acompanhado internamente na OAB e, por fim, houve consenso de que esse seria um belo projeto. O presidente da Acic, Siro Canabarro, destacou que a expectativa da entidade com todos os núcleos é que as empresas participantes sejam prósperas, e citou cases de sucesso como do Iguassu Valley, reconhecido como o melhor ecossistema de inovação do Brasil.
Desde as primeiras reuniões para a criação do Núcleo de Escritórios de Advocacia, lembra Siro, todos os desafios e possíveis conflitos foram tratados com diálogo, transparência e maturidade. “Precisamos estar juntos para enfrentar o novo mundo em construção, altamente tecnológico e desafiador”. O vice-presidente da Acic, Marcio Blazius, comentou que os nucleados têm dificuldades comuns e que, a partir da metodologia empregada, há compartilhamento de experiências e busca de soluções benéficas a todos. “Teremos uma via de mão-dupla: a Acic vai colaborar com sua expertise para fortalecer os escritórios como empresas e, por outro lado, a OAB seguirá nos apoiando e oferecendo suas inestimáveis contribuições sempre muito bem fundamentadas”.
Trinta escritórios - A coordenadora do novo Núcleo é Mary Andréa Alves Jurumenha, que informa que, inicialmente, 30 escritórios já se nuclearam. “A atividade dos advogados passa por transformação. O NEAD chega com uma visão diferenciada e inovadora para tornar escritórios de advocacia em verdadeiras empresas de sucesso. Ser a proponente desse projeto junto ao Programa Empreender, que foi abraçado pela Acic e OAB, me orgulha. Tenho certeza que ganha toda a população e principalmente os atores jurídicos”, diz Mary, que ficará à frente da coordenadoria por mais de dois anos.
Gestão do tempo - No segundo momento da noite, Thayne Araújo, especialista em comércio exterior, em planejamento e gestão estratégica, falou sobre gestão de prioridades. Ela começou com uma pergunta: O que você faria se a sua rotina permitisse sobrar horas no dia? Investiria esse tempo em melhor atender os clientes?, em estudar mais?, em gerir melhor o escritório?, em analisar indicadores? ou em férias?. Ela indicou seis passos para gerir com eficiência o tempo e ser mais produtivo: definir objetivos, transformar objetivos em metas, planejar, criar rotina, definir horários de hiper foco e usar o tempo de forma intencional.
Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!