segunda-feira, 21 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Do sonho à realidade: nosso karatê é ouro no México

Com 2 medalhas de ouro, 2 de prata e 2 de bronze, atletas que integram a Seleção Brasileira ganham experiência para mirar agora na Dinamarca, em 2025

Julho de 2024 marca um momento histórico para a Associação Atlética Comercial. Três dos nossos atletas, representando a Seleção Brasileira de Karatê, competiram com destaque no México. Durante a 12ª edição do Campeonato Mundial de Karatê da União Mundial das Federações de Karatê-Do (WUKF) - realizado de 10 a 14 de julho em Monterrey -, conquistaram seis medalhas. Esta significativa vitória não apenas consagra o Clube da Família, mas também reafirma que dedicação, esforço e paixão pelo esporte são capazes de transformar sonhos em realidade.

“São histórias de superação, dedicação e, acima de tudo, paixão pelo esporte”, diz o treinador Osmildo de Jesus. Shihan das irmãs Isabella e Isis Baldin Pereira e sensei de Filipe Grapegia, veterano que também integrou a delegação, acompanha de perto o desenvolvimento dos atletas e não esconde o orgulho. "Este Campeonato Mundial realizado em Monterrey é um divisor de águas para nosso clube, pois ter três atletas da AAC formando a Seleção Brasileira é uma honra”, enfatiza. 

Os três representaram o clube com grande dedicação e esta é considerada a maior conquista da temporada, pois se trata da primeira vez que o esporte alcança títulos mundiais pelo clube. “Só o fato de estarmos no mundial já é uma vitória. O resultado é motivo para seguirmos nosso compromisso de fortalecer ainda mais a modalidade, com a mesma paixão que sempre tivemos pelo esporte”, completa.

Impossível, é possível!  - “Ficar entre os melhores é concretizar um sonho que parecia quase impossível”, comemora Isabella Baldin Pereira, que conquistou o 1º lugar kumite revezamento; o 3º lugar kumite open; o 3º lugar kumite individual (até 55kg) e o 4º lugar kata individual na categoria 14 aos 15 anos. Mais do que um peito carregado de medalhas, agora Isabella ostenta a certeza de que os frutos do trabalho em equipe foram colhidos. “Numa competição que reuniu mais de 2 mil atletas de renome, subir ao pódio é a confirmação de que muito mais é possível”, ressalta.

Desde cedo, Isabella mostrou determinação e, aos 15 anos, é a atual campeã brasileira de karatê. Com oito medalhas de ouro e uma de prata conquistadas em campeonatos paranaenses e no Troféu Brasil deste ano, Isabella está no topo do ranking paranaense e, agora, no pódio mundial. “Tudo isso é a soma de esforços e apoios. Agradecemos imensamente ao nosso treinador, nossa equipe, nossa família e amigos”, vibra.

Teste de habilidades - Com apenas 12 anos, a atual vice-campeã brasileira de karatê na categoria 11 e 12 anos, Isis Baldin Pereira, mostrou no México que determinação e garra não têm idade. Em sua primeira participação mundial, conquistou o primeiro lugar no kata e o segundo lugar no kumite (até faixa preta acima de 1,50), uma felicidade que não cabe no peito.

"Estou muito feliz e orgulhosa de representar Cascavel e o Comercial. Treinei muito e essa medalha é um sonho realizado", comemora Isis, para quem, “ganhamos em experiência acima de tudo, pois o mundial não apenas testou nossas habilidades, mas também fortaleceu nossa confiança e determinação para continuar buscando novos títulos”.

Uma rotina de lutas - Treinando quase todos os dias da semana na Associação Atlética Comercial, os atletas da seleção brasileira têm muitos desafios ainda pela frente este ano e, com os olhos voltados para o futuro, já estão mirando no próximo mundial. Em 2025, eles querem representar a cidade e o clube na Dinamarca. Enquanto isso, há muito para conquistar em solo nacional. Isabella e Isis têm pela frente as finais do paranaense e do brasileiro deste ano. “Não há descanso. Estamos nos concentrando em melhorar cada vez mais”.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.