Cascavel

Mudanças em leis e reforma vão exigir ainda mais de contadores

O presidente da Acic, Siro Canabarro, abriu os trabalhos agradecendo a presença de...

13 ago 24 - 15h02 Redação SOT
Mudanças em leis e reforma vão exigir ainda mais de contadores

Devido ao seu número excessivo de leis, normas e impostos, o Brasil é considerado um dos países mais difíceis para empreender em todo o mundo. Mas com as mudanças em curso e com os impactos da reforma tributária, contadores e empresas de contabilidade serão ainda mais exigidos. Essa é a síntese do Café com Contadores realizado na manhã desta terça-feira, 13, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

O presidente da Acic, Siro Canabarro, abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e alertando para os desafios que o Brasil e as novidades que o mundo traz impõem a todos. “Plataformas digitais, inteligências artificiais, reforma e elevação da carga tributária. Tudo isso trará consequências às empresas e às pessoas. Por isso, juntos, precisamos debater esses assuntos e encontrar as melhores soluções para permitir que a nossa região e o Brasil sigam crescendo”, destacou Siro.

Juarez Paim falou sobre Reorganização societária. Ele apresentou alguns números que demonstram a situação nacional sobre o tema. Atualmente, 90% das empresas brasileiras são familiares, respondem por 75% da mão de obra e por metade do PIB. Trinta por cento delas não chegam à terceira geração e 15% não alcançam a quarta. Apenas 24% das empresas nacionais têm plano de sucessão, dessas 15% são familiares.

O advogado e contabilista falou ainda de família, bens e negócios e sobre como gerir relações para encontrar o equilíbrio certo em cada uma dessas abordagens. Herança, partilha e mudanças no Código Civil também foram apresentadas por Juarez. Ele deu um exemplo: uma das propostas em curso é retirar o cônjuge como herdeiro. Ele tratou ainda sobre inventário, doação (simples, onerosa, com cláusula de reversão, condicional e com reserva de usufruto).

Planejamento sucessório - O contador e advogado Jeferson Silva falou sobre Planejamento sucessório. A reforma tributária, que terá período de transição de 2027 a 2033, exigirá que se repense muita coisa sobre estrutura societária e holding, por exemplo. Entre as alterações anunciadas estão a correção dos valores de imóveis e a cobrança de impostos sobre o aluguel de imóveis. ITCMD, base de cálculo, constituições do IBS e CBS, alíquotas e impactos também foram trabalhos por Jeferson. O último tema do evento foi Gerenciamento de emoções, com Alessandra Hedges.

Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.