A desvalorização dos professores, a falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e os desafios enfrentados na Educação Especial são apenas alguns dos problemas que permeiam a educação pública em Cascavel. Com a aproximação do período eleitoral, esses temas ganham ainda mais relevância.
O Sindicato das(os) Professoras(es) da Rede Pública Municipal de Ensino (Siprovel) reconhece que a educação pública afeta toda a sociedade cascavelense. Diante disso, o sindicato lançou a campanha “Vote Pela Educação”, com o objetivo de mobilizar os candidatos à Prefeitura de Cascavel para que a educação pública seja uma prioridade em seus planos de governo.
Após uma análise detalhada das propostas de cada candidatura, o Siprovel convidou os candidatos à Prefeitura — Edgar Bueno (PSDB), Márcio Pacheco (PP), Professora Liliam (PT) e Renato Silva (PL) — a assinarem uma Carta-Compromisso. Este documento é baseado nas pautas históricas defendidas pela categoria.
Todos os candidatos se reuniram com a diretoria do sindicato para discutir como suas propostas de governo se alinham com as demandas dos professores da Rede Municipal de Educação, reforçando o diálogo em torno das necessidades e desafios da educação pública na cidade.
Edgar Bueno (PSDB) assinou a Carta-Compromisso, mas destacou que realizará uma análise técnica e econômica dos compromissos salariais e previdenciários, levando em conta a disponibilidade orçamentária do município para a execução das propostas.
Márcio Pacheco (PP) optou por não assinar a carta, expressando discordância em dois pontos específicos: homeschooling e privatização. No entanto, o candidato afirmou que estudará os demais itens propostos, considerando uma possível inclusão no seu Plano de Governo.
Professora Liliam (PT), acompanhada de sua vice Mônica Silveira (PCdoB), assinou a Carta-Compromisso e anunciou que já incorporou os itens da categoria em seu novo Plano de Governo, demonstrando comprometimento com a valorização da educação pública e dos profissionais do magistério.
Renato Silva (PL) também assinou a Carta-Compromisso, ressaltando que pretende trabalhar em conformidade com a legislação vigente e considerando as limitações do orçamento municipal.
A seguir, apresentamos de forma sistematizada todas as propostas de cada um dos quatro candidatos e candidata, para que a população de Cascavel visualize como cada um(a) pretende lidar com os desafios e as necessidades da educação pública em Cascavel.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/Siprovel
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS