Paraná

Itaipu assina protocolo de intenções com Fundo de Desenvolvimento Fonplata

O ato ocorreu nesta quinta-feira (19) com a presença de diretores brasileiros e par...

19 set 24 - 17h25 Samoel Almeida
Itaipu assina protocolo de intenções com Fundo de Desenvolvimento Fonplata

A Itaipu Binacional assinou nesta quinta-feira (19), na margem paraguaia da usina, um protocolo de intenções com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo, da margem brasileira, o diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha; o diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari; o diretor técnico executivo, Renato Sacramento e o diretor financeiro executivo, André Pepitone de Nóbrega. Da margem paraguaia, estiveram presentes o diretor-geral Justo Zacarias Irún (que representou o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, que está em viagem) e o diretor financeiro, Rafael Lara Valenzuela. A presidente executiva do Fonplata, Luciana Botafogo, também participou, juntamente com autoridades da Argentina, Bolívia e Uruguai.

O protocolo representa um primeiro passo para a realização de projetos conjuntos que promovam o desenvolvimento sustentável na região.  O documento também prevê ações integradas, apoio mútuo e troca de experiências, informações, tecnologias e metodologias em áreas de interesse comum relacionadas ao desenvolvimento sustentável, considerando as dimensões econômica, ambiental e social.

“A Itaipu busca estreitar sua colaboração com organismos internacionais, discutindo o cofinanciamento de projetos e a integração de interesses nas áreas de fronteira. Com foco não apenas na relação entre Brasil e Paraguai, mas também na proximidade com a Argentina, pretendemos desenvolver projetos que integrem esses três países em setores como infraestrutura, energia, rodovias, telefonia e internet”, esclareceu Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo brasileiro.

O diretor-geral paraguaio da Itaipu, Justo Zacarias Irun, também destacou que a interação com parceiros regionais é crucial para alcançar os resultados desejados por Brasil e Paraguai. “O Fonplata tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de todos os países da Bacia do Prata. Assim, é pertinente unir esforços e explorar a possibilidade de alinhar objetivos e projetos, visando que a promoção do desenvolvimento, almejada tanto pela Itaipu quanto pelo Fonplata, seja realizada de forma mais robusta no Paraguai e no Brasil”, afirmou.

A presidente executiva do Fonplata, a brasileira Luciana Botafogo, destacou que, embora a aprovação de projetos de longo prazo seja um objetivo, a meta é alcançar a aprovação de um bilhão de dólares por ano em projetos nos cinco países do Mercosul a partir de 2028.

“O que a gente quer com essa parceria com Itaipu não é necessariamente aumentar o volume de investimentos, mas sim melhor qualificar os projetos e, principalmente, somar esforços com outros financiadores, outros parceiros que possam potencializar os projetos de integração regional”, explicou a presidente.

O diretor financeiro paraguaio da Itaipu, Rafael Lara Valenzuela, destacou a importância do convênio firmado entre Itaipu e Fonplata. Segundo ele, este acordo inicial não só reforça a presença regional do Fonplata, mas também posiciona a Itaipu como um ator relevante em nível global.

Valenzuela ressaltou que o convênio representa um passo importante para enfrentar novos desafios a curto e médio prazo, além de consolidar a binacionalidade da Itaipu na região. Ele também mencionou que a parceria permitirá a troca de experiências valiosas, beneficiando ambas as instituições.

“A assinatura deste convênio inicial com o Fonplata significa o posicionamento que a Itaipu Binacional está alcançando, não apenas regionalmente, mas globalmente. Isso nos permitirá enfrentar novos desafios e adquirir experiências que serão benéficas para ambas as instituições,” afirmou.

Fundo de desenvolvimento

O Fonplata é um fundo de desenvolvimento formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, criado em 1974 e ativo desde 1977. Sua missão é apoiar a integração dos países-membros e promover um desenvolvimento harmônico e inclusivo por meio de operações de crédito e recursos não reembolsáveis. O banco foca na redução das disparidades socioeconômicas, financiando principalmente projetos de média e pequena escala em áreas geográficas definidas, especialmente em regiões fronteiriças. Com sede em Santa Cruz, Bolívia, o Fonplata possui uma carteira de empréstimos superior a US$ 1,87 bilhão.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Sara Cheida


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.