Um caminhão elétrico será testado esta semana pela Copel para transporte de materiais entre Curitiba e municípios da Região Metropolitana, do Litoral e dos Campos Gerais. O veículo sem emissão de gases poluentes e livre de ruído e vibração tem um peso bruto total de 7,5 toneladas. Importado, é o único deste porte disponível no mercado brasileiro.
O desenvolvimento da mobilidade elétrica é uma das frentes de inovação em que a Copel tem atuado nos últimos anos. Em 2019, a empresa concluiu a instalação de postos de recargas que formam a maior eletrovia do Brasil, com 730 quilômetros de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. O projeto, executado em parceria com a Itaipu Binacional, instalou 12 eletropostos ao longo da BR-277, nos municípios de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.
A empresa possui, atualmente, dois veículos elétricos em atividades cotidianas, e tem planos para expandir a participação na frota. “A Copel tem sido protagonista nas pesquisas sobre o gerenciamento da rede elétrica para abastecimento veicular, e temos interesse em testar todo tipo de veículo que utilize fontes limpas e renováveis, como a eletricidade”, afirma o gerente de Projetos Especiais da Copel Distribuição, Edison Ribeiro.
O caminhão que entrará em testes na próxima semana é da chinesa JAC Motors, e tem autonomia para até 200 quilômetros de rodagem. O fabricante estima que o custo total por quilômetro rodado resulte em 4 a 5 vezes menos, na comparação com a alimentação a óleo diesel.
Via: Agência de Notícias do Paraná - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS