Cascavel

Apenados concluem curso de segurança no trabalho com máquinas e equipamentos industriais em Cascavel

O curso teve como objetivo preparar as PPLs para operar de forma segura os equipame...

11 out 24 - 08h00 Redação SOT
Apenados concluem curso de segurança no trabalho com máquinas e equipamentos industriais em Cascavel

Nesta quinta-feira (10), 14 pessoas privadas de liberdade (PPLs) da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP), em Cascavel, concluíram o curso de NR-12, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos industriais. A capacitação foi realizada em parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a empresa Gráfica Tuicial, que disponibilizou um técnico de segurança no trabalho para ministrar a atividade.

O curso teve como objetivo preparar as PPLs para operar de forma segura os equipamentos industriais da panificadora da unidade, onde são produzidos pães e outros insumos. O treinamento focou em aspectos essenciais da segurança do trabalho, como o funcionamento e o uso correto de máquinas, cuidados com a rede elétrica, instalação de dispositivos, sistemas de segurança, acionamento e parada de emergência, além dos procedimentos a serem adotados em situações de risco.

Com duração de oito horas, o curso combinou aulas teóricas e práticas, permitindo aos participantes aplicar os conhecimentos diretamente nos equipamentos. Ao final, todos receberam um certificado de conclusão, que poderá ser utilizado para a redução de pena e como qualificação profissional.

Thiago Correia, diretor regional da Polícia Penal do Paraná em Cascavel, reforçou o papel da educação no processo de reintegração social: “O conhecimento, além de previsto na Lei de Execução Penal como forma de redução da pena, é uma ferramenta importante de ressocialização, pois permite à pessoa privada de liberdade capacitação e oportunidades no mercado de trabalho, após o término do cumprimento da pena”, disse.

O diretor da PIMP-UP, Álvaro Marcelo Alegrete, destacou a relevância da capacitação para a reintegração social e segurança dentro da unidade: “A capacitação da pessoa privada de liberdade para a operação de equipamentos conforme os regramentos e normas estipulados pelos órgãos de segurança do trabalho é importante, tanto para a proteção dessa pessoa no desenvolvimento da atividade rotineira, a proteção da própria instituição, quanto para o conhecimento dessas pessoas, que poderão usar este curso após o cumprimento da pena”, afirmou.

O técnico de segurança no trabalho e instrutor do curso, Jeferson Fabiano Kuhn, ressaltou a importância do treinamento: “O treinamento sobre NR-12 é de extrema importância, pois engloba o uso consciente das máquinas industriais, os perigos que ocorrem no manuseio e os limites que devem ser respeitados. Também preparamos os participantes para situações de emergência e para manter a calma ao solucionar problemas”, contou.

Uma das PPLs que participou do curso ressaltou a importância da formação para sua reintegração ao mercado de trabalho: “É muito bom saber operar esses maquinários, pois aqui, eu vou pegando a experiência no canteiro de trabalho, para quando eu sair, eu já estar preparado para poder manusear lá fora qualquer um desses equipamentos em alguma indústria que eu venha a trabalhar”, finaliza.

A formação representa mais um passo no esforço da Polícia Penal do Paraná em promover a reinserção social e a qualificação profissional de pessoas privadas de liberdade, contribuindo para sua reabilitação e para a segurança nas atividades laborais dentro das unidades prisionais.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.