Cascavel

Projeto da vereadora Beth garante apoio a famílias enlutadas por perdas gestacionais e neonatais

Com o objetivo de humanizar o atendimento e oferecer acolhimento digno, o programa...

13 nov 24 - 07h30 Redação SOT

O Poder Legislativo de Cascavel aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 88/2024, de autoria da vereadora Professora Beth Leal (Republicanos), que estabelece o Programa de Apoio às Famílias Enlutadas nos casos de perda gestacional, natimorto e neonatal. Com o objetivo de humanizar o atendimento e oferecer acolhimento digno, o programa propõe assistência psicológica e física a mães e pais que enfrentam o luto pela perda de um bebê.

Entre as medidas incluídas no projeto estão a criação de acomodações separadas para mães em situação de perda, a identificação diferenciada para evitar constrangimentos e o acompanhamento psicológico desde o diagnóstico até o momento da despedida. O projeto também prevê a capacitação de profissionais de saúde para que estejam preparados para dar suporte emocional e orientação sensível aos familiares. Além disso, a proposta sugere a oportunidade para que os pais façam uma despedida do bebê, caso desejem, em um ambiente reservado na maternidade.

“Nós queremos garantir que essas famílias recebam o respeito e o acolhimento que merecem”, explicou a vereadora Professora Beth Leal. “Esse é um momento de profunda dor, e é essencial que possamos oferecer espaços e acompanhamentos que minimizem o sofrimento.”

Outro ponto destacado na proposta é a comunicação prévia, feita pelas unidades de saúde ao hospital e à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde de Família (USF) que acompanhavam a gestante, para evitar a realização inadvertida de visitas de acompanhamento após a perda. Além disso, o projeto prevê o registro da perda gestacional no prontuário, oferecendo às famílias a opção de certidão de óbito, incluindo a possibilidade de sepultamento. Essas medidas visam garantir que o tratamento dado seja sempre respeitoso e atencioso, reconhecendo a importância de uma abordagem humana e acolhedora para todos os envolvidos.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.