Cascavel/PR – Em uma ação coordenada, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (29) a Operação “Four Hundred”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de entorpecentes e lavagem de dinheiro.
A operação, que contou com a participação de policiais federais de diversas cidades, cumpriu 6 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão em Cascavel (Paraná), Bauru, Jaú, Reginópolis (todas em São Paulo) e Ponta Porã (Mato Grosso do Sul). Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal de Cascavel.
As investigações, iniciadas em junho de 2024, revelaram que a organização criminosa utilizava uma complexa estrutura para o transporte e distribuição da cocaína. A droga era introduzida no Brasil por Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, sendo camuflada em fundos falsos de caminhões. Em seguida, era distribuída para diversos estados brasileiros.
Durante o curso das investigações, a Polícia Federal já havia apreendido três grandes carregamentos de cocaína, totalizando aproximadamente uma tonelada da droga. As apreensões ocorreram em Jaú (432 kg), Ponta Porã (233 kg) e Paiçandu (332,6 kg), resultando na prisão em flagrante de integrantes da organização criminosa em todas as ocasiões.
Um casal radicado em Cascavel era o responsável por liderar a organização criminosa. A dupla ostentava um padrão de vida luxuoso, com a aquisição de diversos imóveis, caminhões e veículos de luxo, financiados com o dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Além das prisões e das buscas, a Justiça Federal determinou o bloqueio de até R$ 110 milhões nas contas bancárias dos investigados e o sequestro de 16 imóveis e 19 veículos pertencentes à organização criminosa.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/PF
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS