Cascavel

Programa incentiva inovação e empreendedorismo em escolas da região Oeste

Ao todo, Sebrae/PR realizou 45 oficinas para cerca de 3 mil alunos de 30 escolas, e...

05 dez 24 - 16h16 Redação SOT
Programa incentiva inovação e empreendedorismo em escolas da região Oeste

Para disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo entre jovens do ensino médio, técnico e superior, o Sebrae/PR realizou ao longo do segundo semestre de 2024, 45 oficinas na região Oeste do Paraná, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação. As ações do Programa IdeiAção foram realizadas em parceria com os Núcleos Regionais de Educação de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e universidades da região.

Elisângela Rosa, consultora do Sebrae/PR, explica que o programa foi realizado durante o ano todo, envolvendo mais de 30 escolas e cerca de 3 mil alunos, em 14 municípios, além de universidades da região.

“O objetivo do IdeiAção é incentivar os jovens a participarem de programas de inovação e empreendedorismo, no modelo hackaton. O programa atinge os dois públicos, alunos e professores, mostrando que o empreendedorismo e a geração de ideias não são ligados apenas à abertura de um CNPJ, mas envolvem questões de comportamento, com escolhas de problemas para serem solucionados, trazendo mudanças de realidade para a sociedade”, explica.

Programa IdeiAção - A Oficina Empreendedorismo e Inovação, do Programa IdeiAção, visa fomentar a cultura empreendedora no Ensino Médio, por meio de atividades práticas que estimulem a concepção de ideias de negócios fundamentadas nos desafios e potenciais da comunidade escolar. Além disso, o programa inspira a criatividade, promove a inovação e desenvolve o pensamento crítico, reconhecendo o empreendedorismo como alternativa para a trajetória de vida e carreira dos jovens participantes.

Voltado para estudantes do ensino médio, técnico e superior que buscam informações sobre empreendedorismo e conhecimento de metodologias de geração de ideias para solucionar problemas do seu cotidiano, o programa compreende oito horas de oficinas. Nessas dinâmicas, o estudante conhece os conceitos de empreendedorismo e inovação e tem a oportunidade de identificar suas habilidades pessoais.

“Também apresentamos o processo de Ideação: Problema x Ideia, composto por sete etapas, que vão da identificação do problema – que pode ser do dia a dia do professor, estudante ou da comunidade escolar – até a escolha da melhor solução para resolvê-lo, além de vivenciar também a etapa da comunicação da ideia, no intuito de buscar aliados na sua implementação”, complementa Elisângela.

Mudança de mentalidade - Tcheslley Bruch Fontana, de 19 anos, é aluna do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, e trabalha em uma startup através da Acic Labs, que atua como aceleradora e hub de inovação. Ela já participou de competições de empreendedorismo promovidas pelo Sebrae, tais como hackatons, ideathons e a Startup Weekend.

“Conheci o mundo da inovação através de uma visita à Acic Labs. Fui para um Startup Contrata, quando startups querem contratar pessoas e consegui meu emprego atual. Também participei com amigos do Radar da Inovação, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec). A gente tinha um projeto, não passamos, mas fizemos em equipe e obtivemos conhecimento. É uma competição para conseguir ajuda e fomento para o projeto vencedor”, conta.

Para Tcheslley, o que mais marcou sua experiência foi a mudança de mentalidade sobre o que torna uma pessoa verdadeiramente empreendedora no ambiente de startups. 

“Não temos que ser aquela pessoa que traz mais problemas, e sim ser um resolvedor de problemas. Pensar em formas de solucioná-los, seja no seu trabalho, na faculdade ou escola. E ter essa visão de ‘como posso solucionar isso?’. Podem ser coisas pequenas no dia a dia ou até e coisas grandes, porque geralmente as pessoas observam os problemas e reclamam, mas não tentam mudar essa realidade.”

Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.