Toledo

Secretaria da Saúde inicia “Arrastão da Dengue” em Toledo

O trabalho realizado pelos ACS no Arrastão da Dengue é diferente do que é realizado...

14 jan 25 - 20h38 Atualizado 14 jan 25 - 20h42 Redação SOT

O Departamento de Atenção Primária em Saúde de Toledo iniciou na segunda-feira (13) o “Arrastão da Dengue”, uma ação de educação em saúde voltada para orientação e prevenção sobre o Aedes aegypti, o mosquito da Dengue. Equipes de agentes comunitários de saúde (ACS) estão realizando visitas nas casas de toda a cidade verificando a situação dos quintais e orientando os moradores quanto à importância da prevenção da Dengue. A previsão é que os trabalhos se estendam até o final de fevereiro.

O trabalho realizado pelos ACS no Arrastão da Dengue é diferente do que é realizado pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE). Os ACS têm foco na orientação e prevenção para a saúde do ser humano. Esses agentes visitam as casas dos pacientes que eles já fazem acompanhamento de saúde, mas nesta visita a orientação é voltada para a Dengue.

Durante as visitas, os focos mais simples de proliferação do mosquitos encontrados são eliminados mecanicamente pelos ACS, que também instruem os moradores a fazerem a eliminação. Já os focos mais complexos são encaminhados via notificação à Vigilância Sanitária em Saúde para que os ACE façam a eliminação específica.

O coordenador dos ACS do Departamento de Atenção Primária em Saúde, Dion Ferreira, explica que o trabalho consiste, literalmente, em educar a população em relação aos cuidados com a saúde. “Essa ação tem um impacto muito significativo para a população. O Arrastão da Dengue foi realizado no Jardim Europa no ano passado e deu super certo. Consequentemente o número de casos começaram a diminuir e por isso resolvemos levar a ação para todos os bairros. Acredito que o resultado vai ser positivo para o município”, ressaltou Dion.

LirAa - O primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa) de 2025 em Toledo apontou um índice médio de 2,6% de infestação. O resultado está acima do máximo preconizado pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, que é 1%.

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.