A Copel iniciou a troca de medidores de energia convencionais por modelos inteligentes em Corbélia, no Oeste do Paraná. Serão 7,8 mil unidades consumidoras, incluindo áreas urbanas e rurais, contempladas com a nova tecnologia, que é parte da terceira fase do Programa Rede Elétrica Inteligente – maior iniciativa de digitalização da rede de distribuição de energia no Brasil.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de 2025, consolidando a modernização da infraestrutura elétrica do município, com benefícios diretos aos consumidores.
O Programa Rede Elétrica Inteligente é um dos maiores projetos de modernização da distribuição de energia na América Latina, com foco em avanços na eficiência e no controle do sistema elétrico. Em Corbélia, os novos medidores permitirão aos consumidores monitorar o consumo de energia em tempo real por meio do aplicativo da Copel, disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS.
Para a Copel, os medidores inteligentes possibilitam a identificação remota de falhas ou interrupções no fornecimento de energia, garantindo maior agilidade na solução de problemas e mais eficiência no gerenciamento da rede elétrica. Além disso, os equipamentos registram dados detalhados, como potência máxima utilizada, variações de tensão e corrente, e alterações de frequência, fundamentais para um acompanhamento técnico preciso.
“A chegada da Rede Elétrica Inteligente a Corbélia marca uma nova era no fornecimento de energia no Oeste, onde também estamos instalando os medidores inteligentes em Cascavel, Toledo e Santa Tereza do Oeste. É a maior fase do programa até agora”, ressalta Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição.
REDE INTELIGENTE – As instalações no Oeste fazem parte da terceira fase do Rede Elétrica Inteligente, que abrangerá no total 50 municípios das regiões de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, com a substituição de 661 mil equipamentos.
Até o momento, o Programa Rede Elétrica Inteligente já instalou mais de 1 milhão de medidores em 105 municípios do Paraná. A meta é alcançar 1,8 milhão de unidades em 153 cidades até o final de 2025, contemplando consumidores das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba – mais de 30% do número total de consumidores atendidos pela Copel Distribuição no Paraná.
Nesta semana, o município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também começou a receber os novos medidores inteligentes.
GRATUITO E SUSTENTÁVEL – A troca dos medidores é realizada sem custo aos consumidores. Em Corbélia, o trabalho é conduzido por equipes contratadas da empresa Eletromil, devidamente identificadas com uniforme, crachá e veículos sinalizados. Cada substituição é rápida, dura em média 30 minutos por unidade consumidora.
Além de modernizar o sistema elétrico, o programa dispensa a necessidade de leituras mensais realizadas presencialmente. Isso incentiva que o consumidor mude para fatura digital, que é prática, sustentável e tem a mesma validade legal da versão impressa. O cadastro da fatura digital pode ser feito no site da Copel.
SUSTENTABILIDADE – Desde o início do programa, a Copel já evitou a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, resultado da combinação entre redução de perdas elétricas e menor necessidade de deslocamentos de equipes.
Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS