Receita Federal firma parceria com UFPR para transformação de azeite apreendido em biodiesel
A ação faz parte do programa "Receita Cidadã" que busca utilizar o processo de destinação de mercadorias apreendidas para contribuir com a gestão ambiental...

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus avançado de Jandaia do Sul, recebeu nesta segunda-feira (10/02) um lote de 20 mil litros de azeite de oliva apreendido pela Receita Federal. A instituição, por meio de um projeto de pesquisa, converterá o produto em biodiesel, que será utilizado para abastecer os ônibus escolares da rede municipal de ensino da cidade.
O azeite foi apreendido pela Receita Federal em operações de combate ao contrabando e descaminho na região noroeste do Paraná. A entrada irregular no país, sem o pagamento dos tributos devidos, e a proibição da comercialização de diversas marcas estrangeiras no Brasil, por não atenderem aos padrões de segurança alimentar, motivaram a apreensão.
A iniciativa de transformar o azeite em biodiesel está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPR, que busca fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, além de promover a sustentabilidade ambiental. Segundo o Reitor da UFPR, Prof. Dr. Marcos Sfair Sunye, a ação demonstra o compromisso da universidade com a sociedade.
A parceria entre a Receita Federal e a UFPR visa encontrar soluções para a destinação de mercadorias apreendidas de forma ambientalmente correta e socialmente benéfica. O Delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderley de Souza, ressaltou o empenho da instituição em combater o contrabando e o descaminho, protegendo a economia nacional e a saúde da população.
Mais Lidas
Publicidade