Paraná

Governo do Paraná incentiva municípios para adesão ao Programa Saúde na Escola

O objetivo é desenvolver ações de promoção da saúde e de prevenção a doenças e agra...

10 fev 25 - 23h22 Redação SOT
Governo do Paraná incentiva municípios para adesão ao Programa Saúde na Escola

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), alerta os municípios sobre a importância de efetivarem a adesão ao ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola (PSE), com objetivo de desenvolver ações de promoção da saúde e de prevenção a doenças e agravos para estudantes de escolas da rede pública de ensino. Os gestores municipais podem se inscrever até 21 de março de 2025 por meio da plataforma e-Gestor APS, no módulo do PSE.

Entre as temáticas desenvolvidas no programa estão a prevenção e combate das violências e dos acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, a saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, a alimentação saudável e prevenção da obesidade, o cuidado em saúde mental e verificação da situação vacinal.

A Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física (DVPAF), da Sesa, auxilia nesse processo de adesão junto às 22 Regionais de Saúde e aos 399 municípios paranaenses, além de prestar apoio técnico-administrativo contínuo na implementação do PSE, contribuindo com a formação de gestores, disseminação de materiais de apoio e monitoramento e avaliação. Até agora, 141 municípios tiveram a adesão concluída no sistema para este novo ciclo.

O Saúde na Escola é um programa federal, pautado em estratégias de integração permanente da Saúde e Educação para estudantes de todas as fases da educação básica, desde a pré-escola até ao ensino médio, e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A articulação entre escola e a Atenção Primária à Saúde (APS) é a base do Programa Saúde na Escola.

“O PSE contribuiu para a promoção da saúde dos estudantes nos municípios do Paraná. O desempenho escolar dos alunos está diretamente ligado à saúde. Uma criança saudável certamente terá um aproveitamento escolar muito melhor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

PROCESSO – Desde 2013, com a universalização do PSE, todos os municípios do país estão aptos a participar do programa. Os gestores municipais de saúde e educação devem mapear a rede instalada da APS e das escolas no município e definir de forma conjunta quais escolas serão pactuadas ao ciclo 2025/2026.

Escolas sob as gestões municipais, estaduais e federal (se houver), incluindo escolas indígenas, rurais, quilombolas e em assentamentos, devem ser envolvidas nesse processo.

Todos os tipos de equipes da APS, devidamente cadastradas e atualizadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), estão aptas a planejar e desenvolver ações articuladas com as equipes das escolas pactuadas por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M).

INCENTIVO – O Ministério da Saúde repassa anualmente aos municípios que aderem ao PSE um incentivo financeiro de custeio para execução das ações. O recurso é repassado no primeiro ano, definido a partir do número de alunos matriculados nas escolas pactuadas e, no segundo ano, a partir do cumprimento das metas estabelecidas no documento orientador do ciclo vigente.

O Paraná deu início ao programa em 2008, com 11 municípios participantes. No último ciclo 2023/2024 o Paraná pactuou 396 municípios, representando 99% dos municípios paranaenses aderidos ao PSE. O objetivo para este ciclo 2025/2026 é aumentar a cobertura para 100% dos municípios paranaenses.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.