Cascavel

Coopavel recebe o SISBI-POA e pode vender peixe em todo território nacional

A cerimônia de entrega aconteceu durante o segundo dia do Show Rural (11), no audit...

13 fev 25 - 15h33 Redação SOT
Coopavel recebe o SISBI-POA e pode vender peixe em todo território nacional

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recebeu das mãos do vice-governador do Paraná, Darci Piana, a entrega simbólica do certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) com o número de registro que permite comercializar os produtos da Fripeixe (Frigorífico de Peixes da Coopavel) em todo o território nacional. A marca foi adquirida pela Coopavel com a compra da Pescados Cascavel, empresa frigorífica de peixes em atividade desde 2010, em Centralito, no interior do município de Cascavel.

A cerimônia de entrega aconteceu durante o segundo dia do Show Rural (11), no auditório do Paraná Cooperativa com a presença de diversas autoridades regionais e estaduais. Entre elas, o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara; o prefeito de Cascavel, Renato Silva; o Prefeito de Braganey, Valdir Zielinski; o secretário da Agricultura de Cascavel, Renato Segalla. 

Também participaram do ato o médico veterinário da Secretaria da Agricultura de Cascavel responsável pela inspeção, João Carlos Koehler; o gerente de Aquicultura da Coopavel/Fripeixe, Paulo César Dias Alves e a responsável técnica/supervisora da garantia da qualidade do Fripeixe, Rafaela Lázaro Alves. 

A cooperativa passa a atuar com o abate de peixes e agrega uma nova proteína ao seu portfólio de carnes, vendidas em regiões do Brasil e em mais de 40 países. “A procura e a demanda por carne de peixe está em expansão e há anos a Coopavel estuda a possibilidade de entrar nesse mercado, o que agora se transforma em realidade, com novas possibilidades de crescimento para a cooperativa”, diz o presidente Dilvo Grolli.

O vice-governador, Darci Piana, lembrou como foi gradual o investimento dos produtores em cada cultura. “A gente planta soja e milho. Depois vem a produção do frango e do suíno. Então temos frango, suíno, soja e milho e agora vem o peixe. E na mesma propriedade. O peixe dá mais lucro que milho, que soja, que frango, que suíno. Então, se demorou ou não demorou, se teve razão ou não teve razão, o fato é que agora nós temos mais uma grande cooperativa envolvida com o peixe, [a Coopavel]”, salientou. 

Segundo Piana, o Paraná exporta mais de 25 mil toneladas de tilápia por mês para o mundo inteiro. “Os americanos compravam da China, o maior produtor mundial de tilápia. Com essa confusão que está tendo entre o [presidente americano] Trump e a China, está sobrando espaço para nós brasileiros vendermos para os americanos”. 

O vice-governador mencionou sobre o potencial do segmento na região. “Sai tilápias daqui de Medianeira, direto para Miami. Matada hoje à noite, vai e no amanhecer está no mercado americano. A hora que os gringos comprarem tilápia congelada, vocês vão ter uma ideia de quanto vai aumentar a produção de peixe. E a Coopavel entrou exatamente na hora certa. A verdade é que a Coopavel é uma grande cooperativa e tem potencial. Eu tenho certeza absoluta, daqui a pouco a gente vai ter orgulho daquilo que está acontecendo aqui hoje”, finalizou Piana.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.