![Coopavel recebe o SISBI-POA e pode vender peixe em todo território nacional](https://sot.inf.br/storage/fotos/13/02/2025/artigos/original/e0ezx2jYYQ7iP674otYYe4VK5T9z5eJaY3qg1CJz.jpeg)
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recebeu das mãos do vice-governador do Paraná, Darci Piana, a entrega simbólica do certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) com o número de registro que permite comercializar os produtos da Fripeixe (Frigorífico de Peixes da Coopavel) em todo o território nacional. A marca foi adquirida pela Coopavel com a compra da Pescados Cascavel, empresa frigorífica de peixes em atividade desde 2010, em Centralito, no interior do município de Cascavel.
A cerimônia de entrega aconteceu durante o segundo dia do Show Rural (11), no auditório do Paraná Cooperativa com a presença de diversas autoridades regionais e estaduais. Entre elas, o secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara; o prefeito de Cascavel, Renato Silva; o Prefeito de Braganey, Valdir Zielinski; o secretário da Agricultura de Cascavel, Renato Segalla.
Também participaram do ato o médico veterinário da Secretaria da Agricultura de Cascavel responsável pela inspeção, João Carlos Koehler; o gerente de Aquicultura da Coopavel/Fripeixe, Paulo César Dias Alves e a responsável técnica/supervisora da garantia da qualidade do Fripeixe, Rafaela Lázaro Alves.
A cooperativa passa a atuar com o abate de peixes e agrega uma nova proteína ao seu portfólio de carnes, vendidas em regiões do Brasil e em mais de 40 países. “A procura e a demanda por carne de peixe está em expansão e há anos a Coopavel estuda a possibilidade de entrar nesse mercado, o que agora se transforma em realidade, com novas possibilidades de crescimento para a cooperativa”, diz o presidente Dilvo Grolli.
O vice-governador, Darci Piana, lembrou como foi gradual o investimento dos produtores em cada cultura. “A gente planta soja e milho. Depois vem a produção do frango e do suíno. Então temos frango, suíno, soja e milho e agora vem o peixe. E na mesma propriedade. O peixe dá mais lucro que milho, que soja, que frango, que suíno. Então, se demorou ou não demorou, se teve razão ou não teve razão, o fato é que agora nós temos mais uma grande cooperativa envolvida com o peixe, [a Coopavel]”, salientou.
Segundo Piana, o Paraná exporta mais de 25 mil toneladas de tilápia por mês para o mundo inteiro. “Os americanos compravam da China, o maior produtor mundial de tilápia. Com essa confusão que está tendo entre o [presidente americano] Trump e a China, está sobrando espaço para nós brasileiros vendermos para os americanos”.
O vice-governador mencionou sobre o potencial do segmento na região. “Sai tilápias daqui de Medianeira, direto para Miami. Matada hoje à noite, vai e no amanhecer está no mercado americano. A hora que os gringos comprarem tilápia congelada, vocês vão ter uma ideia de quanto vai aumentar a produção de peixe. E a Coopavel entrou exatamente na hora certa. A verdade é que a Coopavel é uma grande cooperativa e tem potencial. Eu tenho certeza absoluta, daqui a pouco a gente vai ter orgulho daquilo que está acontecendo aqui hoje”, finalizou Piana.
Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!