Posto da Junta Comercial em Cascavel fecha por falta de servidores
Com apenas uma funcionária remanescente, a unidade ficou completamente sem atendimento desde 10 de fevereiro, quando a Relatora entrou em período de férias...
O posto da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) em Cascavel está de portas fechadas por falta de funcionários. A ausência de atendimento presencial acabou trazendo um obstáculo para o trabalho desenvolvido por contadores e empresários da região, obrigando os profissionais a recorrerem à sede em Curitiba, o que gera atrasos e dificuldades nas demandas contábeis.
A reportagem recebeu diversas denúncias de contadores, alegando que, há pelo menos dois dias, a agência não conta com servidores para o atendimento. Procurado, o Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região) confirmou a situação e destacou que o problema se agravou após a exoneração de um servidor no dia 31 de dezembro de 2024. Com apenas uma funcionária remanescente, a unidade ficou completamente sem atendimento desde 10 de fevereiro, quando a Relatora entrou em período de férias.
A presidente do Sincovel, Ionara Boaroli de Bortoli, afirma que reuniões foram realizadas em janeiro com secretários municipais e o prefeito para discutir o tema e enfatizar a importância da manutenção do posto da Jucepar na cidade. Ela lembra que, em gestões anteriores, houve esforços para garantir a permanência da unidade e que este compromisso foi reafirmado na campanha do atual prefeito, Renato Silva.
Em 2020, a agência foi transferida da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) para a prefeitura, mas com uma equipe reduzida.
O Portal SOT procurou a Secretaria de Comunicação do Município de Cascavel que respondeu: O Município reforça que entende a importância do trabalho da Junta Comercial para auxiliar nos processos junto aos empresários.
A fim de resolver esse impasse, já está marcada para próxima segunda-feira (17), uma reunião entre o Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Casa Civil, e representantes da Acic, Sincovel e demais entidades de classe.
O objetivo será organizar o funcionamento e os trâmites para o serviço de atendimentos a empresários de Cascavel e da região, uma vez que são 20 municípios atendidos na cidade. O Município se compromete em chegar a uma solução definitiva em prol do empresariado.