sexta-feira, 09 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Prefeitura de Cascavel e Siprovel realizam a primeira mesa de negociação de 2025

O sindicato cobrou providências concretas para garantir melhores condições de trabalho aos docentes e assegurar um ensino de qualidade aos alunos da Rede Municipal.

Na tarde desta segunda-feira (17), o Prefeito de Cascavel, Renato Silva (PL), recebeu a direção do Sindicato dos(as) Professores(as) da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (Siprovel) para discutir demandas urgentes da educação municipal. Entre as pautas, o encontro abordou a defasagem de 30,03% no Piso Salarial do Magistério e a falta de profissionais nas Escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

A presidente do Siprovel, Gilsiane Quelin Peiter, juntamente com outros dirigentes do sindicato, apresentou as dificuldades enfrentadas pela categoria e reforçou a necessidade da educação ser prioridade do governo municipal. O sindicato cobrou providências concretas para garantir melhores condições de trabalho aos docentes e assegurar um ensino de qualidade aos alunos da Rede Municipal.

O Prefeito Renato Silva afirmou que sua gestão está analisando a viabilidade financeira para corrigir a defasagem salarial e realizar um grande chamamento de profissionais aprovados em concurso público. No entanto, não apresentou um cronograma para a implementação dessas medidas. Diante da urgência da situação, uma nova reunião foi agendada para o dia 10 de março, quando a administração municipal deverá apresentar uma proposta formal para a categoria.

Falta de profissionais impacta qualidade do ensino - Apesar do início do ano letivo, a Rede Municipal de Ensino enfrenta um déficit significativo de profissionais da educação. Atualmente, há uma carência de 504 servidores(as), distribuídos da seguinte forma:

  •     225 Professores(as); 
  •     144 Agentes de Apoio; 
  •     62 Professores(as) Temporários(as); 
  •     27 Professores(as) de Educação Infantil; 
  •     15 Professores(as) de Educação Infantil Temporários(as); 
  •     14 Monitores(as) de Biblioteca;
  •     9 Agentes de Apoio Temporários(as); 
  •     8 Instrutores(as) de Informática; 
  •     4 Secretários(as) Escolares.

A falta destes profissionais compromete diretamente a qualidade da educação, impactando a organização das Escolas e Cmeis, a sobrecarga dos profissionais em exercício e o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o déficit pode inviabilizar o cumprimento adequado da hora-atividade, prejudicando a preparação das aulas e o planejamento pedagógico.

Presenças - Estiveram presentes na reunião, além do Prefeito Renato Silva, o chefe da Casa Civil, Severino Folador; a Secretária de Educação, Márcia Baldini; a Secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse Pohl; a Secretária de Comunicação, Beth Leal; além de assessores do governo municipal.

Representando o Siprovel, participaram da reunião a presidente Gilsiane Quelim Peiter e os dirigentes Alytheia Regina Ross, Amanda Fernandes da Cunha, Angela Maria da Silva, Ângela Rosinéia Peiter, Edgar Bezerra, Karina de Fátima Jorge, Kleiton Linhares, Simone Amaral de Andrade, Vania Rocha Carbone e Verginia Ferreira de Morais de Aguiar; além das assessorias do sindicato.

O Siprovel segue atento às demandas da categoria e reforça a necessidade de uma resposta célere por parte da administração municipal para garantir melhores condições de trabalho e ensino na rede pública de Cascavel.



Via: Assessoria Siprovel - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.