Saúde

"Guerra contra o Aedes aegypti": agentes de endemias intensificam ações em Corbélia

O encontro, que contou com a presença da Secretária de Saúde, Zaira Denize Fortunat...

20 fev 25 - 09h28 Atualizado 20 fev 25 - 09h29 Redação SOT
"Guerra contra o Aedes aegypti": agentes de endemias intensificam ações em Corbélia

Corbélia, PR - A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia, em colaboração com a ACOMAR, reuniu-se com os novos agentes de endemias na última segunda-feira, 12, para alinhar estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O encontro, que contou com a presença da Secretária de Saúde, Zaira Denize Fortunato de Almeida, da Chefe de Vigilância em Saúde, Viviane Algayer Gomes, do Coordenador da Vigilância Ambiental, Augusto Tomazzoni Lubenow, do Supervisor de Campo, Orlando Liberi, e do gestor da ACOMAR, Vanderson Pasetti, teve como foco a intensificação das ações de prevenção e controle do mosquito, especialmente com a proximidade do período de maior proliferação, marcado pelo aumento das chuvas e das temperaturas.

Durante a reunião, foram reforçadas as diretrizes para o trabalho dos agentes, com ênfase na importância das visitas domiciliares, na conscientização da população e no correto preenchimento das fichas de monitoramento. Além disso, foi destacado o uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que devem ser devidamente cuidados e devolvidos ao final do contrato.

O Coordenador da Vigilância Ambiental, Augusto Tomazzoni Lubenow, alertou para a crescente resistência do Aedes aegypti aos inseticidas, resultado de mutações genéticas que o tornam mais adaptado a diferentes ambientes.

"O mosquito Aedes aegypti desenvolveu mutações genéticas que o tornam mais resistente a inseticidas e mais apto a se proliferar em diferentes condições. Por isso, a conscientização da população sobre as medidas preventivas é essencial", explicou Lubenow.

A Secretária de Saúde, Zaira Denize Fortunato de Almeida, ressaltou a importância do trabalho dos agentes de endemias no campo para mitigar os impactos das epidemias.

"Nosso compromisso é promover a conscientização e agir de maneira eficaz para reduzir os danos causados por essas doenças. Não se trata apenas de orientar, mas de tomar medidas concretas para proteger a saúde da nossa comunidade", concluiu.

Com a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia busca proteger a população contra as doenças transmitidas pelo mosquito e garantir um ambiente mais saudável para todos.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.