Dia dos Animais é comemorado com novo recinto no Zoo e sede administrativa do Bem-Estar Animal
O novo recinto é para uma moradora muito famosa do parque: a macaca Chita, que está no parque desde 2001, quando foi resgatada pelo Ibama no município de Planalto.
Em comemoração ao Dia Nacional dos Animais, a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou hoje (14), a entrega da nova sede administrativa do Programa de Bem-Estar Animal e de um novo recinto no Zoológico Municipal.
O novo recinto é para uma moradora muito famosa do parque: a macaca Chita, que está no parque desde 2001, quando foi resgatada pelo Ibama no município de Planalto.
Chita é uma macaca-aranha-de-testa-branca, uma espécie ameaçada de extinção. Cada detalhe dentro do recinto é cuidadosamente preparada para que a macaca possa viver com qualidade. O recinto que era de 98m³ de área total passou agora para 288m³. “Esse recinto foi criado com o intuito de ampliar o recinto anterior. Então, é um espaço bem maior para ela. Todo recinto foi formulado para que tenha um bem-estar dela ali dentro. Cada tronco, cada árvore que foi colocada tem um objetivo de ambientar para ela”, explica o gerente de vida silvestre e bem-estar animal, Rafael Spinelli.
As melhorias no Zoo foram possíveis graças a um recurso pedido pelo vereador Cleverson Sibulski, por ofício ao deputado federal Nelsinho Padovani.
O prefeito Renato Silva, ressalta que zelar pelos animais é uma bandeira do governo municipal. “O meio ambiente é tudo. O que seria dos nós humanos, sem a natureza, sem as árvores, sem a água e sem os próprios animais, que nos completam como seres vivos. É importante a gente ter essa responsabilidade, esse compromisso. Agradecer ao deputado federal, Nelson Padovani, de ter colocado essa emenda, trazer recursos para ajudar o município a investir nas melhorias para o bem-estar , e aqui, em especial, da famosa Chita. Cumprindo compromisso, trabalhando pelo bem comum, pelo nosso município, a nossa cidade”, observa o chefe do Executivo.
BEM-ESTAR ANIMAL
Sobre a nova sede administrativa do Setor de Bem-Estar Animal, localizada perto do vertedouro do Lago Municipal, o espaço irá centralizar as denúncias de maus-tratos e serviços como o banco de ração, Tutor Legal, feira de adoção e entre outros. Já a unidade no bairro Parque São Paulo será exclusiva para suporte ao Samucão, como detalha o secretário de Meio Ambiente, Ailton Lima. “É um espaço voltado para o atendimento administrativo em especial também as questões de fiscalização de maus-tratos. Em Cascavel nós contamos hoje com uma equipe de fiscais que atendem todas as denúncias que chegam através do telefone 156 da Ouvidoria e essa equipe ficará aqui para poder ampliar o processo de atendimento tanto in loco de cada uma das denúncias, mas também, e principalmente, dando orientações às pessoas que, porventura, sejam notificadas. Também iremos ampliar com isso o nosso programa Tutor Legal e o processo de contribuição, de compartilhamento de informações, de parceria junto às ONGs e aos protetores independentes de Cascavel, para que a gente possa avançar ainda mais na política de bem-estar animal. E isso faz parte, é claro, do programa de governo do nosso prefeito Renato Silva, que é aumentar, ampliar o programa", pontua.