
Cascavel se prepara para receber a 1ª etapa da Copa Sul de Goalball que acontecerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) entre os dias 4 e 6 de abril. A competição, que conta com o apoio da Secretaria de Esportes, reunirá equipes masculinas e femininas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Goalball é uma modalidade paralímpica criada especificamente para pessoas com deficiência visual. As partidas são disputadas por duas equipes de três jogadores, que lançam uma bola com guizos em direção ao gol adversário, utilizando apenas o tato e a audição para se orientar.
"Essa é uma competição que será disputada conforme as normas da Federação Internacional. Todos os árbitros são da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Teremos a honra de receber Fabiana, uma das melhores árbitras de Goalball do mundo, que atua em Olimpíadas e Mundiais", destacou Eduardo Antunes, técnico do time de Cascavel.
A Copa Sul de Goalball é um evento crucial para a preparação das equipes da região para o Campeonato Regional Sul, que garante vaga para outras competições nacionais. Os confrontos estão divididos em três etapas, com jogos na sexta-feira à noite, sábado durante todo o dia e domingo pela manhã.
Cascavel busca o topo
A equipe de Cascavel, representada pela Associação dos Paratletas de Cascavel (APAC), está confiante em sua preparação para a competição. "Estamos muito bem preparados, tanto no masculino quanto no feminino. Nosso objetivo é ficar entre os três primeiros colocados em ambas as categorias", afirma o técnico.
Antunes destaca o bom desempenho da equipe na última edição da Copa Sul, quando conquistaram o título da primeira etapa em Blumenau e o segundo lugar na etapa de Florianópolis. "Este ano, estamos com um time muito forte, com atletas em excelente forma física, já que também disputaremos o ParaJaps em três semanas. Queremos fazer bonito jogando em casa", completa o técnico.
“Para nós é um prazer receber um evento tão importante. Acreditamos que o esporte é fundamental para que todo cidadão, independentemente de sua condição física, possa ter sua inclusão garantida. Vamos estar presentes aos jogos e torcer para Cascavel, claro”, confidenciou Lineker Barbosa, Diretor de Esportes da AABB.
A 1ª etapa da Copa Sul de Goalball promete ser um evento emocionante e de alto nível técnico, com a presença de atletas e árbitros renomados. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Via: Assessoria AABB - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!