
A tradição de Toledo no automobilismo é histórica. A cidade produziu ao longo de décadas grandes nomes do esporte a motor nas mais diversas modalidades e, no passado, recebeu eventos internacionais no antigo kartódromo, onde hoje está instalado o Parque Urbano Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre. Mas a chama do sonho da cidade voltar a ter um espaço próprio jamais se apagou e voltou a ganhar um sopro de esperança nesta terça-feira (1º), durante reunião entre representantes da Associação dos Pilotos de Kart de Toledo (Apikart) e o prefeito Mario Costenaro.
Um projeto de uma pista com aproximadamente 1.100 metros de extensão foi apresentado, sendo que este se encaixa no uso compartilhado defendido pelo prefeito Mario Costenaro para o espaço, numa área dentro do Autódromo Rafael Sperafico, às margens da BR-163, na saída para Marechal Cândido Rondon.
“Toledo tem uma tradição muito forte no automobilismo e este é um trabalho de alguns anos que vem sendo construído junto com a Apikart e outras associações ligadas ao esporte a motor em Toledo”, comenta Natan Sperafico, que vem ajudando na organização deste movimento em torno da construção do novo kartódromo.
Promessa e esperança - Natan Sperafico ressalta que a construção do kartódromo é uma reivindicação que já vem sendo feita. “Tivemos a promessa no passado de que essa pista seria executada, veio o recurso federal para isso, mas infelizmente não foi executado e a gente segue nessa luta por um kartódromo em Toledo”, comenta Natan. Ele cita ainda os efeitos positivos deste empreendimento traria uma visibilidade muito grande para o município. “Esse movimento muito parte do restaurante, de mecânicas, envolve muitas pessoas. É um esporte muito bacana e que atrai muito público”, reforça.
O presidente da Apikart, Eduardo Ferrari, fala sobre a grande expectativa em torno da construção. “Toledo tem uma tradição nessa parte do esporte automotor, principalmente do kart e se perdeu um pouco ao longo dos anos. Nós estamos trabalhando bastante nos últimos anos em prol desse projeto e agora a gente está finalizando e concretizando o sonho antigo para que dê certo”, explica.
Ferrari lembra que atualmente a Apikart possui 35 associados que acabam indo para Cascavel porque não tem esse espaço hoje em Toledo. “Todos são praticantes e acabam indo para Cascavel e, com a concretização do nosso kartódromo, acredito que esse número aumenta rapidamente, porque tem muitas pessoas que não têm tempo para ir a Cascavel e acabam deixando de praticar o esporte”.
O prefeito Mario Costenaro lembra que, através de emenda do deputado federal Dilceu Sperafico, havia sido liberado o valor de R$ 1,5 milhão para a construção do kartódromo. “Temos a garantia deste dinheiro e agora vamos atrás das homologações necessárias e do projeto para a construção”, explica o prefeito, que determinou ao secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, que dê prosseguimento aos trâmites necessários para que a obra avance. “Não vou prometer prazo porque essa é uma obra complexa, mas tenho o compromisso com o deputado Sperafico em investir neste espaço”, ressalta Costenaro.
Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!