sexta-feira, 18 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Entidades e industriais amadurecem ações para incrementar o segmento

Na reunião, diretores do Sesi, Senai e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) apresentaram um conjunto de programas e soluções para apoiar esse avanço.

Com a finalidade de mapear desafios e unir forças em favor do fortalecimento da indústria regional, a diretoria de Indústria da Caciopar promoveu, nesta quinta-feira, 9, reunião com representantes do Sistema Fiep. O gerente regional Gidião Monteiro e o gerente de Relacionamento do Sesi/Senai, Felipe Brites além do coordenador regional da Fiep, Rafael Amaral, apresentaram inúmeras informações e possibilidades de parcerias para avanços graduais em indústrias estabelecidas no Oeste. 

Híbrida (presencial e online), a reunião foi coordenada pelo diretor da Indústria da Caciopar e da Faciap, Marcos Frazão, e contou com a participação do presidente da Caciopar, Reni Fernande Felipe. Para Frazão, compreender as carências do setor é uma das metas da Caciopar. “Nosso foco é construir, com base no diálogo e planejamento, alternativas que tragam resultados reais. Temos no Sistema Fiep, presidido pelo cascavelense e ex-presidente da Acic, Edson José de Vasconcelos, um parceiro comprometido com o desenvolvimento da indústria do Paraná”, afirmou.

A indústria regional, que já responde pelo segundo maior Produto Interno Bruto do Paraná, atrás apenas da Região Metropolitana de Curitiba, tem se destacado pelo crescimento acima da média nos últimos anos. Segundo Frazão, há ainda um imenso potencial a ser explorado. “Conhecer melhor a realidade das nossas indústrias é o caminho para ampliar ainda mais a sua relevância no PIB estadual, na geração de empregos e no desenvolvimento dos municípios”, acrescentou.

Na reunião, diretores do Sesi, Senai e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) apresentaram um conjunto de programas e soluções para apoiar esse avanço. Uma pesquisa realizada no fim de 2024 pela Caciopar revelou que mais de 80% dos diretores de indústrias do Oeste apontam como principal carência a falta de profissionais qualificados, a exemplo de mecânicos, torneiros e motoristas. “O ensino profissionalizante deve ser priorizado, porque ele prepara com qualidade quem chega ao mercado”, conforme Marcos Frazão.

Atividades

O Sesi atua com programas de educação infantil e fundamental, além de iniciativas como Educação Continuada (ECA) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já o Senai, com unidades em Cascavel e Marechal Cândido Rondon, oferece formação profissional para jovens de 14 a 24 anos. No ano passado, mais de mil alunos foram atendidos em cursos com cargas horárias que variam de 160 a 800 horas, abrangendo 23 cursos distribuídos em 11 áreas.

O IEL, por sua vez, atua na gestão de estágios. Indústrias com mais de cinco colaboradores já podem receber estagiários, com o apoio institucional do IEL, que soma mais de cinco décadas de experiência.

Móveis

Outro programa da Fiep são as Carretas do Conhecimento, que levam qualificação a diversos municípios. Para 2025, mais de 20 ações estão programadas para o Oeste, com agendas em cidades como Marechal Cândido Rondon, Diamante do Oeste, Toledo, Matelândia e Campo Bonito.

Frentes

O sistema Fiep disponibiza programas em diversas frentes como cursos sobre normas regulamentadoras, saúde mental, acolhimento de estrangeiros, gestão de riscos, produtividade e vacinação da gripe para industriais e equipe com descontos superiores a 50%.

Produtividade

Um dos desafios do Brasil, para que se torne mais competitivo mundialmente, é melhorar os índices de produtividade de seus trabalhadores. Estudos indicam que em países como Alemanha, Japão e Estados Unidos há profissionais até quatro vezes mais produtivos que os brasileiros.

No dia 6 de junho será realizada a segunda edição do Fórum da Indústria, promovido pela Fiep, com diversas parcerias a exemplo da Caciopar. Será em Cascavel, na Acic, na parte da manhã. A iniciativa é resultado do movimento iniciado em 2024 e será ampliada com base nos dados e demandas atuais, conforme Marcos Frazão. Outro evento importante está em maturação. É a Semana da Indústria, com ações e eventos que serão estimulados a partir das Aces dos municípios da região. Esta semana está prevista de 19 a 23 de maio, já que o dia da Indústria é comemorado dia 25 de maio e será num domingo.

Via: Assessoria Caciopar

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.